5 minutos

Páginas: 5 (1140 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014
Cinco minutos foi o tempo que o rapaz se atrasou; quando tomou o ônibus atrasado, conheceu uma estranha e se apaixonou. Após muito procurar pela voz misteriosa (não conseguiu ver seu rosto), conseguiu apenas a resposta de que não poderiam se juntar pela própria moça. Ela viaja, ele a segue, eles se encontram, se declaram e ele parte para achar uma carta dela.


Na carta ela revela estarmortalmente doente e que está privando-se do amor apenas para não haver a dor da separação. Ele persegue-a até a doca onde está o paquete que a levará a Europa e, perdendo o navio, toma o próximo. Na Europa encontra-se com ela e dá-lhe um beijo; o beijo leva Carlota (ela revelou o nome na carta) a se recuperar.

Eles casam-se e permanecem na Europa por um ano; retornam ao Brasil e estabelecem-se nocampo. Contado sob a forma de uma carta do jovem à sua prima, este livro é um exemplo clássico do Romantismo ao mostrar um amor puro, casto, duradouro e curativo, sentido por duas almas gêmeas perfeitas, com o destino interpondo-se no caminho e resolvendo-se no final.

Resumo de capitulos

Capítulo I

Ele se atrasa 5 minutos para pegar o ônibus para Andaraí. Quando o ônibus chega ele vaidireto sentar-se ao ultimo banco que estava ocupado por um grupo de sedas. Após ter conversado muito com ela, ela sai e diz a frase “Non ti scordar di me!”.

Capítulo II

Quinze dias se passaram. Ele foi ao baile, confundiu a mãe da garota com ela por causa de sua voz com timbre doce e aveludado que ouviu duas vezes.
Ele escuta uma conversa da mãe da dama com seu cavalheiro dizendo:

-Ela nãogosta de bailes.
-Pois admira.
-Que quer!Não achar prazer nestas festas ruidosas e nisto montra bem que é minha filha.

Quando a senhora e o cavalheiro entraram na saleta e ele ouviu alguém dizer:

-Vamos mamã!

Ele correu, mas não deu tempo de vela. Passaram-se dias quando ele foi ao teatro e encontrou-a num outro camarote, procurou o cambista e comprou um ingresso no mesmo camarote. Elefez de tudo para chamar a atenção dela e nada, na saída ela disse:

-Não saberá nunca o que me fez sofrer.

E saiu deixando um lenço com perfume de sândalo e todo molhado de lagrimas.

Capítulo III

Ele acha em casa uma carta dizendo para ele esquecê-la. Pegou o cavalo e ele o levou para o Engenho-Velho e de lá ele foi para a tijuca aonde chegou ao meio-dia, passou nove dias lá, na tarde dodécimo dia ele chegou à cidade, mudou o traje e ia sair, quando um moleque lhe deu uma carta dizendo que ela partiria no mesmo dia para Petrópolis e voltava em breve.
A carta tinha data de 3 e já era 10; havia oito dias que ela já tinha partido para Petrópolis e que o esperava.
Após chegar a Petrópolis ele se hospedou em um hotel e perguntou ao criado se tinha subido alguma naqueles dias algumafamília, ele disse que não, só uma senhora e sua filha. O criado levou o senhor até a casa onde estavam morando.
Capítulo IV

As janelas da casa estavam esclarecidas por uma luz interior. Após uma longa conversa ela caiu sobre o seio dele, agitando-se convulsivamente em um acesso de tosse,

Capítulo V

Assim ficaram muito tempo imóveis, ela com a fronte apoiada sobre o peito dele. No outrodia, entregaram a ele no hotel uma caixa com duas letras de tartaruga incrustadas :C. L.
A chave estava fechada a uma sobre carta. Quando ele abriu a caixa tinha duas folhas de papel escritas por ela.

Capítulo VI & VII

A carta dizia que ela estava doente e por isso ele deveria esquecê-la.

Capítulo VIII

Após ele ler a carta foi para a porta de saída do hotelquando encontrou o criado da véspera e perguntou:

-A que horas parte a barca da Estrela?
-Ao meio-dia.

Já eram onze horas. Ele tinha que ser o mais rápido possível.
A dois passos da porta do hotel estava um cavalo e o seu dono. Após ele ter comprado o cavalo ele foi atrás dela no porto, mas não chegou a tempo.
Pediu a um velho que já estava puxando seu barco para a areia que o leva-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 minutos
  • 5 Minutos De Seguran A Poeira
  • 5 minutos de filosofia
  • Livro 5 Minutos
  • Livro 5 minutos
  • teatro 5 minutos
  • APRESENTA O 5 MINUTOS
  • DIARIO DE PALESTRAS DE 5 MINUTOS SOBRE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!