485891 2015 Atividade s ntese Pedagogia do oprimido

Páginas: 5 (1186 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO R DO RIO GRANDE DO NORTE
DIRETORIA ACADËMICA DE CIÊNCIAS – DIAC
DISCIPLINA: DIDÁTICA – 12OH PROFESSORA: Andréa Gabriel Li LICENCIATURA EM ESPANHOL PERÍODO: 2015.1

ALUNO (A): Radimila Alves DATA: 18/06/2015LEITURA DA OBRA:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Questões: (valor: _____ pontos)

1. A partir da leitura do filme: Sociedade dos Poetas Mortos, analise as concepções de ensino e aprendizagem que perpassam nas cenas do filme e à luz do referencial Freireano, faça uma análise do filme ressaltando em que sentido e como a educação bancária pode servir a umsistema capitalista reprodutor.
2. Apresente os principais pressupostos da concepção problematizadora e libertadora da educação, segundo Freire:
3. O que caracteriza, para Freire, a „ inconclusão do ser ‟? Explique:
4. Analise, segundo as ideias apresentadas por Freire, o que significa o processo de desumanização e humanização, proporcionados pelas contribuições da educação:
5. Na p.71,Freire destaca a seguinte afirmação: “Na verdade, não há eu que se constitua sem um não-eu”. Explique essa frase e explicite o conceito de CONSCIÊNCIA:
6. O que significa afirmar, para Freire, que a educação se refaz constantemente na PRÁXIS? Explique:
7. Na p. 74. Analise a afirmação abaixo e destaque o papel da Geografia/Física na formação do sujeito histórico: “Seria, realmente, uma violência,como de fato é, que os homens seres históricos e necessariamente inseridos num movimento de busca, com outros homens, não fossem o sujeito de seu próprio movimento”.


Respostas
1) O filme "Sociedade dos poetas mortos”, retrata, duas realidades distintas: a primeira, a educação tradicionalista, rígida; e a segunda, a figura de um professor em um cenário adverso e obsoleto, introduzindo nos alunosuma atitude participativa, autônoma. Analisando o filme à luz da visão e reflexão do papel do professor percebemos que a escola está preocupada em ensinar, e não em fazer o aluno aprender a pensar. A chegada do professor Keating (Robin Williams) a escola movimentou as estruturas da instituição, baseada nos princípios da Excelência-Tradição-Disciplina-Honra.
Paulo Freire em seu livro pedagogia dooprimido explica que ensinar a pensar e problematizar sobre a sua realidade é a forma correta de se reproduzir conhecimento, pois é a partir daí que o educando terá a capacidade de compreender-se como um ser social. Para Freire a educação bancária que tem por referência as teorias tradicionais do currículo compreende os estudantes como depósitos vazios a serem preenchidos por conteúdos do domínioexclusivo do professor. Nessa concepção o estudante é percebido como alguém que nada sabe, como ser passível de adaptação e ajuste a sociedade vigente. O estudante é exposto a um processo de desumanização, sua curiosidade e autonomia na busca do conhecimento vai se perdendo, pois, o conhecimento é narrado pelo professor como algo acabado, estático, e o estudante começa a aceitar que o mundo, ahistória é algo pronto e acabado e ele é apenas um objeto nessa história e, portanto, nada pode fazer para transformá‐la. A educação bancária, transforma a consciência do aluno em um pensar mecânico, ou seja, em sentir como se a realidade social fosse algo exterior. Por meio do diálogo entre professores e alunos, se estabelecem possibilidades comunicativas que são a base para transformação do educando emsujeito de sua própria história. Nesse processo de educação problematizadora, o professor aprende enquanto ensina pelo diálogo de seus educandos, estimulando a aprendizagem de ambos, ou seja, ensina e aprende a refletir criticamente.

2) A concepção “bancária” da educação considera as pessoas na condição de recipientes passivos de informação, que precisam ser conscientizadas, adestradas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • S Ntese Da Ora O E Jejum 2015
  • slides s ntese 2015 MAX WEBER
  • 506461 Atividade s ntese Sacrist n
  • S Ntese Sobre Autogerenciamento Na Atividade Profissional
  • S Nteses Atividades De Interven O KARISSON Art
  • S Ntese Paulo Freire 1 ATIVIDADE
  • S ntese
  • Pedagogia do oprimido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!