467059561

2706 palavras 11 páginas
AULA 05 – DELEGAÇÃO E NEGOCIAÇÃO

Delegação

A delegação representa a transferência de determinado nível de autoridade de um superior para um subordinado ou conjunto de subordinados. Saber delegar com eficácia significa dar a tarefa certa à pessoa certa, concedendo-lhe o grau certo de liberdade, para que o trabalho se desenvolva de forma mais eficiente e produtiva. Saber delegar permite ao superior e a toda a sua equipa darem o seu melhor e aperfeiçoarem-se progressivamente, de modo a poder enfrentar novos desafios. Com uma fraca capacidade de delegação, a equipe fica constantemente ocupada a “apagar fogos” e perde tempo precioso.

Vantagens da Delegação:
- Rentabilização do tempo do gestor
- Maior rapidez nas ações e na tomada de decisões
- Permite o treino e desenvolvimento pessoal
- Aumenta o nível de motivação
- Conduz a melhores decisões e maior qualidade do trabalho
- Permite desempenhar tarefas mais complexas

Desvantagens da Delegação:
- Probabilidade de perda de controle
- Pode ser desastrosa se a pessoa ou equipa a quem se delega não tiver capacidades suficientes

Introdução aos processos de negociação

O trabalho em equipe, as relações interpessoais, os contatos que devemos realizar cotidianamente em nossas vidas, por vezes deflagram resistências e conflitos. Ao nos relacionarmos com o outro podemos encontrar interesses opostos aos nossos que representem obstáculos para alcançarmos nossos objetivos. Nesses momentos em que os interesses ou opiniões se apresentam contraditórios é necessário que negociemos. Quem negocia visa obter um resultado superior àquele que seria obtido, caso a negociação não tivesse ocorrido.
Mas, será que existe uma maneira especial de negociar? Em que momentos a negociação é necessária? Existem técnicas que podem nos tornar bons negociadores? Podemos encontrar tipos diferentes de negociação? Nesta unidade vamos abordar essas questões. O autor José Carlos Martins F. de Mello define negociação como:

Relacionados

  • 467059561
    2706 palavras | 11 páginas