454236

3219 palavras 13 páginas
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO DOSSIÊ UNIDADE I HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA 1- QUAIS AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DA ESCRITA? E ONDE O HOMEM AS REGISTROU?
As primeiras manifestações da escrita apareceram na pré-história, através de desenhos que relatavam o seu dia-a-dia; como era a caça, a pesca e sua vida em comunidade. Neste período o homem registrava suas escritas em forma de desenho em paredes das cavernas, nas pedras, nas rochas, nas pirâmides, entre outros. A necessidade do homem de registrar surgiu para que ficasse ali para que outros pudessem ver e entender o que havia acontecido com eles. 2- JUSTIFIQUE A CITAÇÃO DE FEIL (1983 P.90) “A ESCRITA É UM SISTEMA CONVENCIONAL UTILIZADO POR HOMENS COM A FINALIDADE DE SE COMUNICAR ENTRE SI, REGISTRAR SUAS DESCOBERTAS, SUA HISTÓRIA, SUAS IDEIAS E PENSAMENTOS”.
Através da escrita o homem se comunica e registram suas idéias, pensamentos o que lhe proporciona conhecimento. Com a escrita é possível descobrir o mundo, é através dela que conhecemos tudo o que queremos e precisamos tanto para nossa sobrevivência, quanto para nosso prazer e necessidades. A escrita faz parte de nossas vidas e sem ela ficaríamos perdidos no mundo, pois ela facilita nossa comunicação e socialização. 3- DEFINA O QUE VOCÊ ENTENDE POR GESTOS E COMPLEMENTE CARACTERIZANDO A EVOLUÇÃO DO GRAFISMO.
O gesto faz parte de nossas vidas e são utilizados de maneira constante, sempre nos gesticulamos como uma forma de complementar a fala. Através dos gestos conseguimos nos comunicar, afinal os surdos são o maior exemplo de que o gesto é uma forma de comunicação, uma vez que não ouvem também não falam e se comunicam por gestos.
No inicio o grafismo era simples traços acompanhados por algumas palavras, em seguida o grafismo passou a ser pictográfico através de algumas figuras simbólicas e

Relacionados

  • Caminho de Pedras
    1000000 palavras | 4000 páginas