4471 Contrato Psicol gico no Trabalho

654 palavras 3 páginas
Contrato Psicológico no Trabalho
Profª Giana
Vendruscolo

CONTRATO PSICOLÓGICO DE TRABALHO
É o vínculo formado a partir de um contrato de expectativas, que se estabelece entre o empregado e o representante da empresa.
Trata-se de uma "crença acerca dos termos e condições de um acordo do qual o indivíduo faz parte“ (Robinson, 1995, p. 92) e tem por base as percepções e as crenças, por parte do empregado, acerca do que são as promessas de obrigações mútuas.

Contratos psicológicos são classificados tendo por base as trocas esperadas entre as partes. Duas categorias de contratos são consideradas na literatura: contratos transacionais e contratos relacionais (Robinson, Kraatz e
Rousseau, 1994; Robinson, 1995; Herriot e Pemberton, 1996).
São ditos transacionais os contratos de caráter instrumental, em que as trocas são específicas e quantificáveis, geralmente do tipo oferecimento de serviço em troca de valores monetários.
Contratos com termos de desempenho menos específicos, que incluem trocas monetárias ou não, mas que geram uma expectativa de longo tempo de associação com a empresa, acompanhados de fatores que vão além de aspectos profissionais como a lealdade e o apoio, são classificados como relacionais (Robinson, Kraatz e Rousseau, 1994; Morrinson e Robinson, 1997).

O início do processo surge com a necessidade de mão de obra e o preenchimento de determinada vaga.
De um lado o candidato que se diz competente, expressa afinidade, demonstra interesse em aperfeiçoar-se profissionalmente. É contratado ( passa pelo processo seletivo).
E do outro lado a empresa que promete um salário, benefícios e propõe-se a investir na permanência realizadora de seus empregados.

Por ser um processo social, humano e compartilhado, o contrato psicológico de trabalho é contínuo e mutável. Tem como co-fator a interiorização, por parte da pessoa contratada, das normas e dos procedimentos da empresa que são reproduzidas ou recriadas em sua atividade diária. Em cada pessoa da empresa

Relacionados