422938 Corpo Liberado

7041 palavras 29 páginas
Professora: Myrian
Disciplina: Antropologia

Texto: Ensaios em Antropologia. José Carlos Rodrigues

CORPO LIBERADO? (1)

O mundo começou sem o homem e provavelmente desapare­cerá sem ele. Resultado de processos naturais. O homem é uma das manifestações do mundo. É parte portanto da natureza. Mas o homem não pode apreender o mundo tal qual o mundo é em sua objetividade: sua percepção está iimitada à sua humanidade, res­trita a dimensões e ao alcance do olhar, do paladar, tato, olfato humanos. A percepção que o homem tem do mundo é irremediavelmente parcial: indissoluvelmente antropocéntrica,como é crocodilocêntrica a apreensão do mundo por parte dos jacarés.

Cada ser percebe o mundo com as lentes que lhe são próprias. Está submetido aos limites e à acuidade delas: a ouvir dentro de certa frequência, a enxergar com certa luminosidade, a detectar apenas certos cheiros, a não receber estímulos tácteis inferiores ou superiores a certos limiares .Não estão ai o cão e seu olfato, o gato e sua visão no escuro, o rnorcégo e sua audição a nos ensinarem que cada espécie vive em um universo que lhe é peculiar?

A cultura constitui a lente especifica por meio da qual o ho­mem enxerga o mundo. Por ela, os sentidos humanos adquirem uma coloração especial e o mundo uma fisionomia humana. Por ela o universo deixa de ser algo dependente apenas de programa­ções orgànicas e os sentidos de se definirem pelas estruturações biológicas dos organismos individuais. Pela cultura,o mundo pas­sa a depender em larga medida das convenções sociais vulneráveis de sociedade para sociedade, de grupo para grupo, de tempo para tempo — o que vale também para os sentidos, por meio dos quais em cada lugar e em cada tempo os homens se relacionam com o mundo.

Segundo as convenções, em cada sociedade são diferentes as ênfases e os direcionamentos dos órgãos do sentidos . Não se pode negar que as culturas se aproveitam dos sentidos para codificar o mundo: não obstante, toda sociedade codifica

Relacionados