RELATORIO AULA PRATICA BACTERIAS2

1290 palavras 6 páginas
Curso: ODONTOLOGIA

Professor:

Disciplina:.Microbiologia

Unidade:.

RELATORIO DE AULA PRATICA – MICROBIOLOGIA

1. CONTEUDO TEORICO SOBRE O ASSUNTO
As bactérias são seres unicelulares formados de uma única célula procarionte – uma estrutura simples, composta basicamente de parede celular para se proteger e material genético para se reproduzir – que encontrando as condições favoráveis para seu crescimento se reproduzem em uma velocidade progressiva.
A parede celular das bactérias é uma estrutura composta de peptideoglicanos que serve para dar forma, sustentação e proteção, tanto interna quanto externamente. É a parede celular das bactérias que envolve a membrana citoplasmática e o próprio citoplasma onde se encontram o ribossomo e o material genético. Essa parede se mantém sempre intacta porque os peptideoglicanos são produzidos constantemente, sendo destruídas apenas pela ação dos antibióticos.
Algumas bactérias tem essa parede protegida por uma membrana externa composta de lipídeos. É pela coloração de Gram que se diferenciam as bactérias positivas das bactérias negativas (que são as que têm a membrana protetora externa composta de lipídeos).
O experimento de Gram frequentemente realizado em laboratórios de microbiologia, para identificação de bactérias, diferencia as bactérias de acordo com a constituição química de suas paredes celulares.
Para crescerem e se reproduzirem as bactérias precisam de uma fonte de energia e matéria prima para elaboração das proteínas, estruturas e membranas. O ambiente ideal para esse crescimento se chama “FATOR OTIMO”, e é representado pela temperatura ideal para que as bactérias se multipliquem com maior velocidade. O “FATOR LIMITE” é a temperatura em que as bactérias se conservam, mas não conseguem se reproduzir.
O Ph e o Oxigênio também são importantes fatores influenciadores no crescimento e reprodução das bactérias, já que quanto mais acido o Ph mais propicio para esse crescimento. Quanto ao oxigênio,

Relacionados