42.201.325-0

1316 palavras 6 páginas
Iago Lourenço(enviou o arquivo)

Caique Santos

Igor Lourenço

Igor Nardelli

Filosofia

Colégio Dom Macário Schmitt

Março de 2013

Caique Santos

Iago Lourenço

Igor Lourenço

Igor Nardelli

Thomas Kuhn e o Paradigma

Colégio Dom Macário Schmitt

Março de 2013

Conteúdo
Introdução 3

Quem foi Kuhn 4

A Estrutura das Revoluções Cientificas 5

Conclusão Caique Yagami 7

Conclusão Igor Lourenço 8

Conclusão Iago Lourenço 9

Conclusão Igor Nardelli 10

Fontes de Pesquisa 11

Introdução

Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo.

O termo surgiu inicialmente em Linguística na teoria do signo linguístico criada por Ferdinand de Saussure, na qual relacionava o signo ao conjunto de elementos que constituem a língua.

O paradigma seria o conjunto de elementos linguísticos que podem ocorrer no mesmo contexto ou ambiente. Os elementos são substituídos por outros que vão ocupar a mesma posição.

Por exemplo, na Gramática o verbo “cantar” serve de paradigma à primeira conjugação porque irá se flexionar em várias formas e outros verbos terminados em “ar” seguirão esse modelo.

Quem foi Kuhn

O norte-americano Thomas Samuel Kuhn (1922-1996), físico e filósofo da ciência, no seu livro “A Estrutura das Revoluções Científicas” designou como paradigma as “realizações científicas que geram modelos que, por período mais ou menos longo e de modo mais ou menos explícito, orientam o desenvolvimento posterior das pesquisas exclusivamente na busca da solução para os problemas por elas suscitados.”

O paradigma é

Relacionados