41537 O Que Ci Ncia

1410 palavras 6 páginas
DISCIPLINA: Metodologia científica
Profª Darlianne Nadine
O QUE É CIÊNCIA (Volker, Paulo. Cadernos de Metodologia. Belo Horizonte: FCMMG/CEPECS, 1989.)
O conceito de ciência não é definitivo. Sendo a ciência parte da cultura da sociedade ocidental, a própria história dessa sociedade transforma a prática e, consequentemente, a sua conceituação. Evidentemente alguns princípios são mantidos, mas o conjunto da prática científica é algo em constante mutação.
A princípio podemos dizer que a ciência é uma forma do homem conhecer o mundo. Por isto mesmo, uma das crenças da ciência é que o homem pode conhecer o mundo.
Entretanto esse conhecimento do mundo não é um conhecimento qualquer. A palavra ciência designa o conhecimento correto. Esta é uma concepção dos gregos. Para eles o conhecimento, epstame em grego, para ser correto tem que ser demonstrado, enquanto a opinião, doxa, não tem como ser demonstrada.
Este princípio, o da demonstração, que faz do conhecimento científico uma verdade, define que demonstrar significa conhecer porque um fato é de um modo e não pode ser de outro; significa o conhecimento da causa de um fato. Exemplo: saber o que é AIDS significa saber o que causa a AIDS. Isto é ciência. Demonstrar esse conhecimento é provar que a causa da AIDS, o vírus HIV, é necessário para que haja a doença e que sem ele a doença não existe.
O conhecimento grego não tinha nenhuma atenção com a natureza. Para eles este mundo é imperfeito, mutável e, por isso mesmo não está nele a sua causa. O conhecimento grego é, deste modo, metafísico. Seu objeto são os problemas das causas primeiras e dos fins últimos de toda a existência.
Diferentemente dos gregos, o conhecimento que inicia-se com Galileu é completamente voltada para a natureza, para as coisas e fenômenos da Terra. Para Galileu o conhecimento científico é aquele demonstrado matemática e experimentalmente.
A Ciência vai ter também uma definição sistêmica, entendida como a unidade de vários conhecimentos a partir de uma

Relacionados