412325800124

567 palavras 3 páginas
Open-book Management ( Gestão com Livro Aberto)
Transparência Total

A gestão com livro aberto surgiu há algum tempo, mais precisamente nos anos 80, com Jack Stack, um empresário norte-americano, mas tomou forma e conteúdo apenas em 1995.
Nem todas as empresas estarão dispostas a utilizá-la. A maioria, normalmente as de grande porte, apresentam uma razoável desconfiança dos princípios de abertura total que prega, escondendo-se, por vezes, atrás do medo de exposição dos segredos industriais como pretexto para não disponibilizar acesso total, pleno ao corpo funcional sobre os números da organização.
A gestão com livro aberto pode ser definida como uma nova tecnologia que ajuda as pessoas a ter uma percepção diferenciada da realidade organizacional. É uma abordagem que prima pela abertura e transparência nas informações, antes tidas como confidenciais, facilitando a aprendizagem das pessoas da organização que, finalmente, se vêem profundamente envolvidas nos negócios da empresa.
Nas empresas que praticam o OBM, as pessoas se vêem como verdadeiros parceiros da organização, como verdadeiros “homens e mulheres de negócio” que precisam lutar pela sobrevivência da organização. A gestão com livro aberto possui um pressuposto básico que se resume à seguinte idéia: uma empresa tem maiores chances de possuir desempenho melhor se seu pessoal não se preocupar apenas em cumprir suas funções e metas específicas, mas sim em satisfazer todos os objetivos da empresa.
Para que a gestão com livro aberto produza bons resultados, há quatro itens importantes a serem colocados em pratica:
1- Clima organizacional: O ambiente interno deve ser de extrema cooperação, confiança e estímulo. As pessoas precisam entender as atividades da empresa como fundamentais para a sobrevivência não apenas da organização, mas também de seus empregos;
2- Tecnologia da informação: Pode-se afirmar que a tecnologia da informação foi uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento dessa abordagem.

Relacionados