412307066

643 palavras 3 páginas
Segundo Sobral e Peci (2008, p. 165) organização é a função administrativa que cria condições para que os objetivos estratégicos possam ser alcançados, distribuindo tarefas e recursos pelos membros da empresa, determinando quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. O mesmo autor afirma que, existem três funções que constituem a organização: dividir, integrar e coordenar. A divisão do trabalho se manifesta na especialização vertical e horizontal das tarefas, na hierarquia e na disposição de autoridades e responsabilidades na cadeia de comando e nas diferenças horizontais entre os departamentos. A integração é o agrupamento das tarefas, atividades e recursos em unidades de trabalho para melhorar a coordenação. A coordenação é utilização de mecanismos que fazem os vários departamentos da organização colaborarem entre si para alcançar um objetivo final. A divisão e a integração podem fazer com que departamentos se individualizem causando em alguns casos conflitos dentro da mesma organização. A coordenação, por meio das funções técnicas da administração, supervisão hierárquica, aplicação de regras e procedimentos internos, planos e objetivos organizacionais evitam essa individualização.
Para coordenar uma instituição, deve-se utilizar o organograma, que nada mais é que um gráfico, onde está representada toda a estrutura organizacional de uma empresa, e possui algumas informações como: a divisão do trabalho, a comunicação e a autoridade e hierarquia.

Para Sobral e Peci (2008, p. 167), a estrutura organizacional é o resultado final do processo de organização. É nessa estrutura que estão especificados os papéis, as relações e os procedimentos que permitem a coordenação. Tem como principais tarefas: A execução de uma variedade de atividades de acordo com os critérios de divisão do trabalho, programar por meio de mecanismos integradores a coordenação e definir as fronteiras da organização, o ambiente e as outras empresas.
Ainda para

Relacionados