409703850116

402 palavras 2 páginas
Mintzberg

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo descrever os aspectos que estão na base do desenho organizacional das organizações. Um dos principais estudiosos organizacionais é Mintzberg. A sua teoria assenta no facto de as organizações, seja qual for o seu objetivo, tenderem a ser eficazes quando a sua estrutura organizacional surge da relação de parâmetros de design e fatores situacionais. Através da compressão desses aspectos torna-se possível entender as principais características organizacionais de cada configuração proposta por Mintzberg.

TAYLOR
Para Taylor, a organização e a administração das empresas devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. Assim, a obra de Taylor se reveste de especial importância pela aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas da organização, no sentido de baixo para cima.
Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho na fábrica, inclusive dos tempos e movimentos, estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários, especializou-os de acordos com as fases do trabalho, inclusive o pessoal de supervisão e direção; instalou salas de planejamento e organizou cada unidade, dentro do conjunto FAYOL
Segundo Fayol, a Administração não se refere apenas ao topo da organização: existe uma proporcionalidade da função administrativa, que não é privativa da alta cúpula, mas, ao contrário, se distribui por todos os níveis hierárquicos. Segundo ele, tudo em Administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso. Os princípios que regulam a empresa devem ser flexíveis e maleáveis, e não rígidos
São princípios fundamentais de Fayol:
1) divisão de trabalho; 2) autoridade e responsabilidade; 3) disciplina; 4) unidade de comando;
5) unidade de direção; 6) subordinação dos interesses individuais ao interesse geral; 7) remuneração justa ao pessoal; 8)

Relacionados