4036 10408 1 PB

3432 palavras 14 páginas
A DIPLOMACIA INTERNACIONAL AO ALCANCE DA PAZ
Amanda Zanatta PEREIRA 1
Carla Franciele PAVIM2
Heloísa Helena de Almeida PORTUGAL 3

RESUMO: Este trabalho tem por finalidade o estudo dos meios diplomáticos como forma de solução pacífica dos conflitos internacionais. Discute-se as diversas ordens dos meios do processo diplomático, cada qual adequado aos vários casos de litígio. Por meio de pesquisas a autores relacionados à matéria, pode-se identificar a importância da aplicação dos meios pacíficos em face às controvérsias internacionais. Dessa forma, observa-se o papel da ONU no cenário internacional, que traz a solução pacífica como o único meio juridicamente viável e disponível de resolução, tratando de sua obrigatoriedade em seu artigo 33 e proibindo, assim, o uso da força, de acordo com o que dispõe a sua Carta. Procura-se demonstrar com o trabalho, que o exercício da diplomacia é uma das melhores opções para a solução dos conflitos internacionais. Isso porque se preserva a garantia dos direitos humanos e por ser um meio pacífico, garante maior segurança e tranqüilidade aos
Estados em conflito.

Palavras-chave: Conflito Internacional. Soluções Pacíficas. Meios Diplomáticos.
ONU.

1 INTRODUÇÃO
Este presente trabalho tem por finalidade o estudo dos meios diplomáticos como forma de solução pacífica dos conflitos internacionais.
Um grupo de seres humanos, vivendo em sociedade, já é suficiente para causar conflitos entre si. No cenário internacional, os vários grupos humanos que se organizam em Estados soberanos também não estão livres dessas desavenças, que surgem por motivos de diversas naturezas, mas principalmente pela diferença de interesses.
1

Discente do 2º ano do curso de Direito da Rede Gonzaga de Ensino Superior de Dracena. az_pereira@hotmail.com 2
Discente do 2º ano do curso de Direito da Rede Gonzaga de Ensino Superior de Dracena. carlapavim@hotmail.com 3
Coordenadora e docente do curso de Direito da Rede Gonzaga de Ensino Superior de Dracena na

Relacionados

  • inventor
    157945 palavras | 632 páginas
  • Resultado
    186411 palavras | 746 páginas