3c179b1c8b9f09

480 palavras 2 páginas
Resiliência

Eliane A. de Lira Cordeiro. elianelirapsi@hotmail.com 1

Resiliência signifca voltar ao estado normal, é um termo oriundo do latm resiliens. Resiliência possui diversos signifcados para diferentes áreas
 psicologia,
 administração,
ecologia e
 física.

Eliane A. de Lira Cordeiro. elianelirapsi@hotmail.com 2

A resiliência na Psicologia:
É um conceito da psicologia, defnido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistr à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico.

Eliane A. de Lira Cordeiro. elianelirapsi@hotmail.com 3

Resilliência para a Administração:
Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.

Eliane A. de Lira Cordeiro. elianelirapsi@hotmail.com 4

Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade.
Barbosa (2006), propôs que se pode considerar a resiliência como uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.

Eliane A. de Lira Cordeiro. elianelirapsi@hotmail.com 5

Administração de emoções
Controle dos impulsos
Análise do ambiente
Empatia
Autoeficácia
Alcance de pessoas

Eliane A. de Lira Cordeiro. elianelirapsi@hotmail.com 6

Resiliência na Física:
Resiliência ou resilência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns sub-materiais, de acumular energia solar, quando exigidos ou submetdos a estresse sem ocorrer ruptura.

Eliane A. de Lira Cordeiro. elianelirapsi@hotmail.com 7

Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela histerese do material - como um elástco ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia solar acumulada e lançando o

Relacionados