3a Os Meiningers

1087 palavras 5 páginas
OS MEININGERS

Veio dar representações em Moscou a célebre companhia do duque de Meiningen, cujo diretor era Chronegk. Traziam-nos eles uma nova fórmula de mise-en-scène, que abrangia a exatidão histórica, movimentos de multidões, ótima apresentação do espetáculo, disciplina impecável. Era, em suma, um admirável conjunto artístico, organizado com a máxima perfeição. Não faltei a nenhuma das representações. Ia ao teatro não só para ver como para estudar.
Diziam que a companhia não continha um único ator verdadeiramente talentoso. Não é exato: basta citar Barney, Teller, além de outros. Talvez fosse discutível a veemência dramática dos artistas alemães, assim como a maneira pela qual representavam tragédias. Talvez se possa acusar os Meiningers de certo “cabotinismo”. Seria, porém, injustiça afirmar que neles tudo era exterior, que baseavam tudo na decoração e nos acessórios. Ouvindo essas críticas, Chronegk exclamara: “Será possível que nas nossas representações de Shakespeare e Schiller, eles só prestem atenção aos móveis! Que gosto esquisito tem este público!” E Chronegk tinha razão: a sua companhia soubera ressuscitar o espírito de Schiller e de Shakespeare.
Embora não possuindo unicamente atores talentosos, pelo poder da encenação o duque de Meiningen conseguira evocar o estilo dos grandes poetas. Ninguém jamais esquecerá a cena da Donzela de Orleans, de Schiller, em que o pobre rei, raquítico, amedrontado, esticando de cima do seu enorme trono as perninhas secas, em vão tenta alcançar as almofadas. Os fidalgos que o rodeiam esforçam-se por manter o prestígio da realeza. Mas desorientados como estavam, não podiam exigir que fossem rigorosamente observadas as leis da etiqueta. Introduzem na sala os plenipotenciários ingleses: empertigados, autoritários, terrivelmente insolentes. Todos se sentem revoltados com a frieza, a arrogância, o desdém dos vencedores, E quando o desgraçado rei dá a ordem que tanto rebaixa a sua dignidade, o cortesão que a recebe esboça, de

Relacionados

  • Treinamento Funcional
    8204 palavras | 33 páginas
  • Enfermagem neonatal
    72920 palavras | 292 páginas
  • Diretriz Emergencia
    188231 palavras | 753 páginas