398257000116

1667 palavras 7 páginas
Curso Engenharia Mecânica e Mecatrônica

3. ENSAIO DE DUREZA
O ensaio de dureza consiste na impressão de uma pequena marca feita na superfície da peça pela aplicação de pressão com uma ponta de penetração.
A medida da dureza do material ou da dureza superficial é dada como função das características da marca de impressão e da carga aplicada em cada tipo de ensaio de dureza realizado (Fig. 3.1). Esse ensaio é amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, tratamentos superficiais, vidros e laminados devido à vantagem de fornecer dados quantitativos das características de resistência à deformação permanente das peças produzidas. É utilizado como um ensaio para o controle das especificações da entrada de matériaprima e durante as etapas de fabricação de componentes.
Observa-se que os resultados fornecidos pela medida de dureza devem variar em função de tratamentos sofridos pela peça (refusão a laser, tratamentos termoquímicos, tratamentos térmicos etc.). Fig. 3.1 Tipos de ensaios de dureza, destacando as características de penetração.

A dureza é uma propriedade mecânica cujo conceito se segue a resistência que um material, quando pressionado por outro material ou por marcadores padronizados, apresenta ao risco ou a formação de uma marca permanente. Os métodos mais aplicados em engenharia utilizam-se de penetradores com formato padronizado e que são pressionados na superfície do material sob condições específicas de pré-carga e carga, causando inicialmente deformação elástica e em seguida deformação plástica. A área da marca superficial formada ou a sua profundidade são medidas e correlacionadas com um valor numérico que representa a dureza do material. Esta correlação é baseada na tensão de que o penetrador necessita para vencer a resistência da superfície do material.
A dureza de um material depende diretamente das forças de ligação entre átomos, íons ou moléculas, assim como da resistência mecânica. Nos sólidos moleculares,

Relacionados