396523760159

Páginas: 11 (2704 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
TERMÔMETRO DIGITAL



RESUMO
Com o aumento da automação em diversos ramos tanto industriais como residencial, o termômetro digital se tornou um equipamento de grande utilidade, no projeto não pretende apenas criar um termômetro digital, mas sim desenvolver um equipamento que faça a leitura da temperatura e obedecendo a parâmetros programáveis consiga auxiliar na automação, ligando oudesligando um equipamento ou sinalizando a atitude a ser tomada pelo usuário No projeto é utilizado um micro controlador ATmega328 instalado em uma placa de Arduino Uno R3 isso facilita a programação do micro controlador e a montagem do circuito analógico que faz a leitura da temperatura e a exibe em um Display LCD.
Palavras-chave: Arduino. ATM328. LM35. Relê. Diodo

* Graduando em EngenhariaElétrica – UNIP – São Paulo – dnspedrassoli@gmail.com
**Graduando em Engenharia Elétrica – UNIP – São Paulo – luiz-hermanas@hotmail.com
***Graduando em Engenharia Elétrica – UNIP – São Paulo – luiz-unip@hotmail.com
****Graduando em Engenharia Elétrica – UNIP – São Paulo – nado.valdo@gmail.com

I. Introdução
O objeto do estudo é o Termômetro Digital Microcontrolado, o projeto foi abordado no pontode vista acadêmico no curso de graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica da Universidade Paulista UNIP, parte indispensável para todo equipamento Eletrônico a Alimentação Elétrica foi estudada e projetada anteriormente na implementação de fontes de Tensão com diversos níveis de tensão, essa experiência mostrou a idéia de que não seria necessário a construção de uma fonteespecífica para o projeto e que seria mais viável o reaproveitamento de um cooler para alimentar o sistema, a escolha do tema foi justificada pelo fato de que o Termômetro Digital é um aparelho de fácil utilização pelo usuário fato esse que torna a apresentação do protótipo e seu funcionamento simplificado, por outro lado a construção do dispositivo exige grande aprofundamento em muitos conceitos do mundoda Eletrônica como microcontroladores, implementação de transistores, relês, teoria de circuitos elétricos e Linguagem de Programação.


1 Fundamentação Teórica
1.1 O Arduino UNO R3 é uma placa de desenvolvimento microcontrolada baseada no ATmega328P (datasheet).Ela possui 14 pinos de entrada/saída digital (dos quais 6 podem ser usados como saídas analógicas PWM), 6 entradas analógicas, umcristal oscilador de 16 MHz, uma conexão USB, uma entrada para alimentação, um cabeçalho ICSP e um botão de reset. Ele contém tudo que é necessário para que o microcontrolador funcione.
1.1.1 A Alimentação do Arduino UNO pode ser pela conexão USB ou por qualquer fonte de alimentação externa. A fonte de alimentação é selecionada automaticamente. A Alimentação externa (não-USB) pode ser tanto de umafonte ou de uma bateria. A fonte pode ser conectada com um plug de 2,1mm (centro positivo) no conector de alimentação. Cabos vindos de uma bateria podem ser inseridos nos pinos Gnd (terra) e Vin (entrada de voltagem) do conector de alimentação. A placa pode operar com uma alimentação externa de 6 a 20 volts. Entretanto, se a alimentação for inferior a 7 volts o pino 5V pode fornecer menos de 5 voltse a placa pode ficar instável. Se a alimentação for superior a 12 volts o regulador de voltagem pode super-aquecer e avariar a placa. A alimentação recomendada é de 7 a 12 volts.
1.1.2 .A Memória do Arduino é o ATmega328P tem 32 KB de memória flash para armazenar código (dos quais 2 KB são utilizados pelo bootloader), além de 2 KB de SRAM e 1 KB of EEPROM (que pode ser lida e escrita através dabiblioteca EEPROM ).
1.1.3 As Entradas e a Saídas do Arduino são através dos 14 pinos digitais que podem ser usados como entrada ou saída usando as funções de pinMode(), digitalWrite(), e digitalRead(). Eles operam com 5 volts. Cada pino pode fornecer ou receber um máximo de 40 mA e tem um resistor pull-up interno (desconectado por padrão) de 20-50 kOhms. Além disso, alguns pinos têm funções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!