384411690108

526 palavras 3 páginas
Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente. Uma resenha da literatura econômica
Fica bem demonstrado e claro olhando a literatura brasileira da decada de 90 em diante, que houve uma inovação, a dimensão singularmente ausente nos estudos recentes sobre inovação, é recorrente a constatação de que, no Brasil, investe-se pouco em P&D, o aprendizado é “passivo”, as inovações são “defensivas”, o sistema de inovações fragmentado e “imaturo”.
Saúde no Brasil: Algumas Questões Sobre o Sistema Único de Saúde
O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal, tornou o acesso gratuito à saúde direito de todo cidadão. Até então, o modelo de atendimento era dividido em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados, os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada) e os que não possuíam direito algum. Com a implantação do sistema, o número de beneficiados passou de 30 milhões de pessoas para 190 milhões. Atualmente, 80% desse total dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde.
O Brasil e seus vizinhos na América do Sul - Sumário Executivo
O Brasil tem - já há algum tempo - procurado intensificar suas relações econômicas com os países vizinhos. O presente projeto - realizado pelo Escritório da CEPAL no Brasil, por iniciativa do NAE - Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil, com o apoio do PNUD - é uma sistematização de dados primários e informações secundárias disponíveis, que procura informar sobre as condições do Brasil e da maior parte dos países da América do Sul (exceção de Guianas e Suriname), em quatro dimensões: estruturas produtivas, comércio externo, agentes econômicos e projetos conjuntos de infra-estrutura.
O Comércio na América do Sul e oportunidades para o Brasil
Em 2005, a participação brasileira chegou a 36% do total exportado pela Bolívia e 18%

Relacionados