38277736-0

2232 palavras 9 páginas
5 INTRODUÇÃO O presente trabalho visa apontar e analisar a evolução urbana do município de Votorantim, bem como seus reflexos na população e na cidade. O município está localizado na microrregião de Sorocaba e possui 177 km², sendo 30 km² de área urbana e 147 km² de área rural. Sua população em 2010 é de 108.809 habitantes e o valor do rendimento mensal médio per capita dos domicílios é de R$600,00. 1. ELEMENTOS ESTRUTURADORES Votorantim teve seu desenvolvimento a partir do setor industrial, especialmente no segmento de tecidos, papel, papelão, celulose, cal, embalagem, equipamentos variados, inclusive eletrônicos e o cimento Votoran. O Grupo Votorantim, que forma um dos mais significativos complexos industriais do país, gerou uma série de mudanças no terreno natural do município e o moldou conforme suas necessidades. 1.1. REDE HIDROGRÁFICA E BACIAS

A rede hidrográfica é formada pelo rio Sorocaba, que ao longo do seu curso, recebe uma série de ribeirões e córregos, mas seus principais afluentes são os rios Cubatão e Ipaneminha. Toda essa rede hidrográfica, que é composta pelo rio Sorocaba e seus afluentes, pertence à Bacia do Tietê, especificamente no Médio Tietê.

Figura 1. Rede Hidrográfica de Votorantim Fonte: Prefeitura de Votorantim

6

Figura 2. Bacias Hidrográficas do estado de São Paulo Fonte: Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos

Além desse sistema composto pelo rio Sorocaba e seus afluentes, ainda existe a Represa de Itupararanga, que abrange sete municípios: Votorantim, Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade e São Roque. A Represa de Itupararanga é uma grande represa e constitui-se no maior reservatório manancial de água doce da região de Sorocaba e é também muito desfrutada de seus recursos para fins de lazer.

Figura 3. Represa de Itupararanga Fonte: Sistema Ambiental Paulista

7

1.2.

RELEVO

Sua topografia é caracterizada por ser acidentada com relevo montanhoso, composta por aclives, declives e vales;

Relacionados