37487 44085 1 PB

3641 palavras 15 páginas
Maria Aparecida Baccega
Professora Livre-Docente do Departamento de
Comunicaçóes e Artes da ECA-USP. Coordenadora do curso de Pós-Graduação into sensu Gestão de
Processos Comunicacionais.

TECNOLOGIA E CONSTRUÇÃO
DA CIDADANIA

s tecnologias servem para ampliar a comunicação primeira, aquela que se d6 através do aparelho fonador, utilizando-se fwdamentalmente da linguagem: cbdigo verbal (língua) e não verbais (os gestos, por exemplo).
Podemos ilustrar com uma conversa a dois. Ela ocorrerá sem maiores transtornos. Se, porém, ao invés de atingirmos apenas o nosso interlocutor, quisermos atingir um auditório, provavelmente usaremos microfone. Se, mais que um auditório, quisermos atingir pessoas em lugares mais distantes e em número maior - já na casa dos milhares e até milhões -podemos optar pelo rádio. Se a imagem for indispensável, aí entra a televisão. E se quisermos interagir com o interlocutor em tempo real, podemos usar a Internet.
Percebemos, por esse exemplo, que, na verdade, as tecnolegias nada mais fazem que amplificar o que queremos dar a conhecer, cujo conteúdo avaliamos como importante. Se quisermos controlar, ampliaremos o controle (vide a expansão da ideologia nazista que tanto se utilizou do rádio). Não podemos nos esquecer de que a televisão também é uma grande conquista tecnológica e, pelo que se ouve predominantemente, ela não vem sendo utilizada da maneira mais adequada à formação cidadã. J6 se temos um projeto pedagogico que atende is exigências de diãlogo, de interação, de respeito a t d o s os envolvidos, as tecnologias servirão para sua divulgação e operacionalização, atingindo maior número de participantes.

TEÇNOLOGXA E ENSINO
Com isso pretendemos tornar claro que consideramos um equívoco - que vem se tornando frequente - a concepção segundo a quaI o uso das tecnoIogias, sobretudo as

Tecnologia e construção da cidadania

chamadas novas (rádio e televisão) e novíssimas, como a TV a cabo ou a Internet, caracterizam por si só um ensino de

Relacionados