37353 152917 1 PB

13082 palavras 53 páginas
GLOBALIZAÇÃO E O DÉFICIT DEMOCRÁTICO DAS INSTITUIÇÕES
REPRESENTATIVAS BRASILEIRAS
GLOBALIZATION AND THE DEMOCRATIC DEFICIT OF BRAZILIAN
REPRESENTATIVE INSTITUTIONS
Murilo Gaspardo*

1

RESUMO: em decorrência da globalização, o Estado perdeu o monopólio da mediação política. Por exemplo, passou a compartilhar decisões com múltiplos atores, internos e externos, e não é capaz de controlar diversas variáveis que interferem na vida nacional. Isso tem impactos sobre o funcionamento e a legitimidade das instituições representativas.
Entretanto, há paradoxos que as acompanham desde seus primórdios e, em Estados semiperiféricos como o Brasil e outros latino-americanos, há questões histórico-culturais, como bloqueios internos e externos à soberania, cultura política patrimonialista, clientelista e populista, bem como uma sociedade precariamente integrada e com profundas desigualdades, que também explicam os problemas da democracia. Assim, o propósito desta pesquisa consistiu em investigar quais elementos caracterizadores do déficit democrático das instituições representativas brasileiras foram, de fato, causados ou potencializados pela globalização. Com isso, procurou-se superar análises simplificadoras, que atribuem todos os problemas da democracia contemporânea à globalização, ou, então, insistem em restringir o campo de análise aos limites estabelecidos pelo modelo democrático representativo de base territorial, cujo potencial explicativo apresenta limites severos em um contexto de policentrismo político, e em que as instituições representativas se revelam incompatíveis com as exigências de mediação social.
PALAVRAS-CHAVE: Democracia representativa. Globalização. Policentrismo político.
ABSTRACT: Due to globalization, the state lost its monopoly on political mediation. For example, it began to share decisions with multiple stakeholders, internal and external, and is not able to control several variables that interfere in national life. This has impacts on the
functioning

Relacionados