37182219

3943 palavras 16 páginas
Trabalho de Biologia

Externato José Bonifácio
São Paulo

Nome: Sabrina Macedo de Melo

Numero: 7 (sete)

Serie: 1° ano

Indicie

Introdução

Você já imaginou tubos 80 mil vezes mais finos que um fio de cabelo? E muito, muito resistentes? Já imaginou fios elétricos nessa dimensão? Será que você já sonhou em ter um computador super-rápido, pequeno e feito de moléculas? E pequenos robôs que podem levar remédios às células doentes e até mesmo combater vírus? Ficção? Futuro? Na verdade, não. Tudo isso já existe e vai revolucionar o nosso modo de vida. Este é o mundo da nanotecnologia, ou melhor, o “nanomundo”.
A nanotecnologia abriga numerosas áreas que em comum têm o fato de manipular a matéria no nível de átomos individuais e moléculas. Esse nível de miniaturização abre um leque inédito de possibilidades de criação de novos materiais, máquinas e robôs.

Nanotecnologia

Como tudo começou

Há mais de 2500 anos, filósofos gregos se perguntavam sobre se esta imensa variedade do mundo não poderia ser reduzida a componentes mais simples.Segundo estes filósofos o "tijolo" fundamental de tudo o que existe, não poderia mais ser dividida em outras partes mais simples.Seria a última fração da matéria. De tudo que compõe este nosso mundo, cada coisinha , composta de vários ingredientes ,afinal a última fração.
A nanotecnologia já estava presente na Idade Média, em que a cor dos vidros eram dependentes da resposta ao efeito do espalhamento da luz, sobre as nanopartículas de diferentes tamanhos dos aditivos metálicos adicionados ao vidro. Em geral, sais de ouro e prata eram utilizados em tempos medievais para colorir vidros utilizados em janelas de igrejas. As partículas de prata eram utilizadas para fornecer ao vidro coloração amarela,

Relacionados