36977770191

24060 palavras 97 páginas
INTRODUÇÃO AECONOMIA: Uma abordagem para não economista
1.0)Objetivo:
O objetivo deste resumo é dar uma visão aos não economistas de como as coisas funcionam no mundo econômico e do que está por trás delas, em uma forma mais organizada de expor o pensamento econômico.
Vou seguir a sequência apresentada nos livros textos de economia de forma que os alunos possam, para se aprofundar, buscar na literatura especializada um apoio mais formal da Teoria Econômica.
A Abordagem Econômica
´´A economia é mais do que um método do que uma doutrina, um modo de pensar, uma técnica de pensamento que ajuda a seu possuidor a tirar (extrair) conclusões corretas´´. John M. Keynes A Economia, tal como a Física e a Química, esta presente em nosso dia a dia. Muitos de nós, de uma forma mecânica, por repetição, deixamos que nossos impulsos e experiências passadas ditem o nosso comportamento sem que nos questionemos a respeito.
Cada decisão que tomamos, seja para comprar um bem, seja para decidir se vamos tomar um metrô ou for de carro, estudar ao invés de laser, ficar solteiro ou casar, ter filhos ou não, carrega um modo de pensar que é estudado pela Teoria Econômica. O mesmo vale para a Física, quando estuda os movimentos , tal como o de levantar uma cadeira, chutar uma bola.
Finalmente, ambas as Ciências, neste caso a Economia e Física, mais outras estudam como agimos e como somos afetados pelo reflexo das ações de todos no meio ambiente. A grande diferença é que a Economia, por tratar do comportamento humano, não é totalmente previsível.
1.1)De que trata a Economia
A Economia trata de escolhas, votos, de cada uma de nós. São pequenas decisões, tomadas para nos satisfazer e que em conjunto afetam a todos ao mesmo tempo.
Vivemos num ambiente com carência de recursos que vão destes os mais básicos, alimentação, habitação e vestuário, necessários a nossa sobrevivência

Relacionados