368856420191

1195 palavras 5 páginas
Integração Diagonal É quando empresas de diversos ramos de produção, áreas ou atividades econômicas, são absorvidas por uma empresa que necessita articulae serviços com a sua atividade econômica principal. Graficamente pode ser representada da seguinte forma:

Neste caso, o Grupo Financeiro Alfa, detentor da Rede Bancária Alfa comanda 4 outras empresas, uma seguradora, uma para processamento de dados,uma de segurança policial e uma gráfica. Serviços estes considerados auxiliares da atividade econômica principal (serviços bancários).

Monopolio e Oligopolio

Entende-se por monopolio completo ou puro o controle da venda de um produto por uma unica empresa. Quando esse controle é exercido por um grupo reduzido de empresas, temos um oligopolio. Por outro lado, temos o monopsonio que é o poder de uma única emrpesa comprar toda a produção de um determinado bem ou serviço o mercado e oligopsonio é quando um grupo reduzido de empresas assume este poder. As vantagens são inúmeras para as empresas que formam o monopolio ou o oligopolio:
• Controlam os preços de determinados bens mediante acordo;
• Auferem taxas de lucro mais elevados do que no regime de livre concorrência;
• Impedem a entrada de novos concorrentes no mercado, baixando temporariamente os preços a um nivel que a noca empresa não pode suportar a competição.

Concentração de fato entre empresas: cartéis, consórcios, joint ventures, trustes e holdings

A concentração de empresas, em seu sentido jurídico, segundo o entendimento de Luiz Olavo Baptista, abrange as formas de concentração econômica e de integração. Nas suas palavras, trata-se de qualquer maneira de "crescimento, integração, quase interposição, simbiose, agregação, nas quais se possa manifestar a tendência da empresa (...) de reunir capacidade econômico-tecnológicas para o aumento de seus potenciais, e que lhe permitam melhor posição no mercado" [01].
Além das modalidades formais de concentração de

Relacionados