36265164582164

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Nome: Aline Wergne Cambi
RGM: 1269011
Turma: 3ª A matutino
Professor: José Fernandes

Atividade de aprofundamento IV

Doenças Periodontais

As doenças periodontais inflamam e destroem as estruturas que envolvem e sustentam os dentes, principalmente as gengivas, o osso e a camada externa da raiz do dente. São causadas principalmente pelo acúmulo debactérias. Outras alterações do organismo também podem influir como, por exemplo, o diabetes mellitus, a desnutrição, a leucemia, a AIDS e também o tabagismo.

Gengivite

É a inflamação das gengivas. A gengiva apresenta-se vermelha, inchada e sangra facilmente. A gengivite é um distúrbio comum, que ocorre em qualquer momento após o desenvolvimento da dentição. A deficiência na higienização bucal(escovação e uso de fio dental) contribui para o desenvolvimento da gengivite. A placa bacteriana acumula-se, quando a placa permanece por mais de 72 horas, ela endurece e transforma-se em tártaro (calculo). O Calculo pode ser classificado em supragengival ocorre sob a forma de massas duras, firmemente aderidas as coroas dos dentes, já o subgengival é encontrado com uma concentração sobre os dentes,nos limites da bolsa periodontal. A superfície do cálculo dentário está sempre coberta por placa não calcificada. O cálculo é um fator importante no desenvolvimento da doença gengival e periodontal.
A placa é a principal causa da gengivite, porém outros fatores podem contribuir para a evolução da doença, são eles: gravidez, puberdade e medicamentos contraceptivos.
A gengivite pode ser classificaem aguda (rápida) ou crônica (lenta), relação com a velocidade de instalação e progressão. Quanto a localização, a primeira área mais afetada é a interproximal podendo estender para as regiões marginais (gengivite papilar e gengivite papilar e marginal) encontramos na prática um lado da gengiva clinicamente saudável, áreas de tecidos inflamados (localizada), a gengivite permanece em segmentos oupontos isolados, em oposto a (generalizada) quando toda gengiva ou uma grande parte encontra-se inflamada.

Formas de apresentação da gengivite:

Gengivite simples a gengiva apresenta uma coloração vermelha, torna-se móvel, ao invés de permanecer firmemente ajustada aos dentes, isso provoca sangramento gengival quando a pessoa escova os dentes e quando esta comendo.
Gengivoestomatite herpéticaaguda é uma infecção viral dolorosa que afeta as gengivas e outras partes da boca. A infecção faz com as gengivas fiquem com uma cor vermelha intensa e provoca o surgimento de muitas lesões bucais pequenas, brancas ou amarelas.
Gengivite da gestação, um agravamento da gengivite leve durante a gestação, ocorre principalmente em decorrência das alterações hormonais. Contudo, algumas gestantespodem contribuir para o problema ao negligenciarem a higiene oral devido ao fato de sentirem náusea matinal. Durante a gravidez, uma pequena irritação, freqüentemente o acúmulo de tártaro, pode causar um crescimento excessivo do tecido gengival (semelhante a um nódulo), o qual é denominado tumor da gravidez.
Pericoronite, a gengiva inflama e recobre um dente que não erupcionou completamente, quasesempre um dente do siso inferior. O retalho de gengiva sobre o dente que erupcionou parcialmente pode reter líquidos, resíduos alimentares e bactérias. Quando o paciente apresenta uma pericoronite, o cirurgião dentista irriga a região sob o retalho gengival para eliminar os resíduos e as bactérias.

Os sinais e sintomas são:

1- Coloração avermelhada da gengiva (indicio de inflamação), Nodesenvolver da lesão poderá levar a uma congestão vascular ocasionando uma lentidão no fluxo venoso, diminuindo assim o suprimento de Oxigênio (Anóxia), passando da cor vermelha para cores azuladas violáceas, pela alteração nos eritrócitos que desintegram liberando a hemoglobina e seus pigmentos férricos, responsabilizando-os pelas matizes de cinzas podendo chegar ao negro
2- Sangramento:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!