358523860191

3256 palavras 14 páginas
SÓCIO CULTURAL
Tendência de comportamento
Pesquisas apontam que as mudanças nos hábitos dos consumidores são cada vez mais notadas, e a interatividade se faz cada vez mais presente. O e-commerce, por exemplo, tende a ganhar força entre a terceira idade a longo prazo (quantificar), e as exigências com relação aos produtos e serviços serão cada vez mais altas.
“Daqui a duas décadas, com o encolhimento da faixa etária mais jovem, a terceira idade terá papel preponderante no Brasil. Isso traz alterações profundas na estrutura da sociedade e, consequentemente, no perfil de consumo”, afirma Adriano Gomes, professor do curso de Administração da ESPM.
Vale ressaltar que aquela imagem de velhinhos incapazes, dependentes dos filhos ou dos netos, sem poder de influência já não é mais tão verdade assim. Segundo pesquisa realizada pela Indicator GfK, cuja ouviu quase 2 mil idosos com mais de 60 anos, existe uma parcela de 25% de lares cuja manutenção é feita pelos bons velhinhos, ou seja, cerca de 47 milhões de domicílios espalhados pelas grandes regiões metropolitanas do Brasil. 68 em cada 100 entrevistados, para se ter um parâmetro, declaram ser responsáveis pelas decisões de compra da família.
Saúde e bem-estar
Atualmente, e a tendência é aumentar, preocupações com saúde e bem-estar são assuntos cada vez mais em pauta, e é com base nessa informação que existe a grande possibilidade de crescimento, e grande chance de um investimento bem sucedido. Segundo a Quorum do Brasil, existe entre os idosos que praticam atividade física, existe maior disposição para os mais variados setores da vida, tais como trabalhos voluntários, atividade sexual, e até mesmo gostar de si próprio. Além disso, a maior parte deles não se considera um idoso ou da terceira idade. Veja na tabela abaixo:
VOCÊ SE CONSIDERA...
Entre as principais atividades, cuidar da beleza é a mais praticada. 52% dos idosos que praticam atividades físicas se importam com a beleza, contra 21% dos que não praticam.

Relacionados