340907300141

1119 palavras 5 páginas
Viúva-negra Viúva-negra Comprimento: 12 mm (fêmea)
Envergadura: 50 mm (fêmea). O macho é um pouco menor.
Distribuição: EUA, México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Ilha do Caribe, Jamaica, Haiti, república Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Paraguai,
A viúva-negra tem péssima reputação e não é sem razão: sua picada é realmente perigosa. Provoca dores, cãibras e distúrbios nervosos, ou até a morte, no caso de pessoas debilitadas. Na verdade, só algumas fêmeas são grandes o bastante para serem perigosas; geralmente, elas não são agressivas e sua primeira reação ao perigo é se esconder.
Existem numerosas subespécies de viúvas-negras, distribuídas pela maioria das regiões quentes. A mais venenosa delas é a do sul dos estados Unidos. São aranhas de porte médio, corpo preto-brilhante e freqüentemente com uma mancha vermelha no abdome, que é muito grande em relação ao corpo e quase esférico. Fazem suas teias em lugares sombrios e frescos, o que explica a sua preferência por casas.
Quando um inseto pousa em sua teia, a viúva-negra é avisada pelas vibrações dos fios. Ela corre e envolve sua vítima numa rede espessa de fios antes de aferroá-la com suas quelíceras, pinças ocas que injetam o veneno.
Após o acasalamento, a fêmea devora o macho. O casulo onde os ovos são depositados é maior que o corpo da aranha. Dele saem dezenas de filhotes.

Armadeira ou Aranha da banana
ARMADEIRA ou ARANHA DA BANANA
Nome Científico: Phoneutria spp
Identificação: Agressivas e valentes; espinhos negros implantados no corpo; coloração cinza com 2 a 3 cm de comprimento; fórmula ocular: 2 olhos na 1ª fila, 4 olhos na 2ª fila e 2 olhos na 3ª fila, implantados na cabeça. O corpo é coberto por pêlos curtos, aderentes, amrrons acizentados, o segmento basal da quelícera tem pêlos vermelhos. No dorso do abdômen há pares de manchas claras formando uma faixa longitudinal e desta seguem filas laterias oblíquas de manchas

Relacionados