336798020141

849 palavras 4 páginas
INSTITUTO TÉCNICO DE BARUERI PROFESSORA MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO
MÓDULO ANÁLISES QUÍMICAS – 3º A

DETERMINAÇÃO DE ACESSULFAME DE POTÁSSIO EM REFRIGERANTES DE BAIXA CALORIA
MÉTODO DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA

BARUERI,
NOVEMBRO – 2014.
1. OBJETIVO

Este relatório tem por objetivo, relatar todo o procedimento experimental adotado para quantificar o adoçante acessulfame de potássio presente em amostras de refrigerantes de baixa caloria: H2OH Limão e Soda Zero, pelo método de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE ou HPLC).
2. INTRODUÇÃO

Descoberto em 1967, o acessulfame de potássio (também chamado de acessulfame K ou ace-K) é um adoçante sem calorias aproximadamente 200 vezes mais doce que o açúcar de mesa (sacarose). Possui um sabor doce limpo e rapidamente perceptível, com excelente estabilidade em altas temperaturas e boa solubilidade.
O acessulfame K fornece um efeito adoçante sinérgico quando combinado a adoçantes de baixa e sem calorias, como a sucralose e o aspartame. O uso de misturas de adoçantes de baixa e sem calorias não só ajuda a dar aos alimentos e bebidas um sabor mais parecido com o açúcar, mas também reduz a quantidade total necessária de adoçante.
É possível encontrar produtos com acessulfame K em cerca de 90 países. É usado em milhares de alimentos e bebidas, incluindo adoçantes de mesa, sobremesas, pudins, produtos de panificação, refrigerantes, doces e enlatados. Também é usado em produtos farmacêuticos e de higiene bucal.

2.1 METODOLOGIA

O objetivo da cromatografia é separar individualmente os diversos constituintes de uma mistura de substâncias seja para identificação, quantificação ou obtenção da substância pura para os mais diversos fins. Tal separação dá-se através da migração da amostra através de uma fase estacionária por intermédio de um fluido (fase móvel). Após a introdução da amostra no sistema cromatográfico, os componentes da amostra se

Relacionados