33532 363 1 505265 25559 33532 Ciencia Pesquisa ADMatheusAugustoBarbosaBatista

1802 palavras 8 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância Disciplina: Ciência e Pesquisa
Curso: Engenharia de Produção
Professor: Alexandre de Medeiros Motta
Nome do aluno:
Data: 31/03/14

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente os enunciados e responda as questões a seguir:

Questão 1:

A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.

Esquema 1 – Relação sujeito-objeto Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.
Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos) Foto 1 – superlotação carcerária Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária.2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 19 ago. 2013.

R: O objeto de estudo é a população carcerária, com superlotação e condições precárias para sobrevivência. O sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas, indireta e direta. A apropriação indireta se compreende por um conhecimento já produzido por outra pessoa ou através de símbolos orais, gráficos, mímicos, pictóricos, etc. conforme explica no livro didático, podemos exemplificar nesta figura os gestos feitos pelos

Relacionados