335278350132

1297 palavras 6 páginas
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

Laura Silveira Botelho∗

Como promover a leitura literária em sala de aula? Como formar alunos leitores?
Como fazer com que os alunos compreendam o que leem? Por que os alunos não gostam de ler? São muitas as questões levantadas pelos professores acerca da leitura em sala de aula, já que um dos principais desafios do magistério reside justamente nas dificuldades encontradas nas aulas de leitura. Como promover a leitura literária em mundo em que as novas tecnologias como internet, televisão, celular competem e dividem a atenção e o interesse dos alunos? São essas e outras questões que Rildo Cosson tenta responder em seu livro Letramento literário: teoria e prática.
Com um enfoque claro no ensino de literatura na escola básica, Cosson escreve um livro de professor para professores no intuito de promover o letramento literário no que se refere ao processo de escolarização da literatura.
A obra se divide em três momentos: nos pressupostos, o autor discute o valor social da literatura, sua escolarização e analisa o processo de leitura à luz de suas várias teorias.
No segundo momento, o autor apresenta práticas do letramento literário, em sala de aula, com exemplos de uma sequência didática básica e uma sequência expandida e, por fim, apresenta diversas oficinas com o objetivo de fornecer ao professor mais ferramentas para um trabalho profícuo.
Rildo Cosson defende que o processo de letramento literário é diferente da leitura literária por fruição, na verdade, esta depende daquela. Para ele, a literatura deve ser ensinada na escola:
“[...] devemos compreender que o letramento literário é uma prática social e, como tal, responsabilidade da escola. A questão a ser enfrentada não é se a escola deve ou não escolarizar a literatura, como bem nos alerta Magda Soares, mas sim como fazer essa escolarização sem descaracterizá-la, sem transformá-la em um simulacro

Relacionados