33215155

1214 palavras 5 páginas
RELATÓRIO Nº 03

DIEGO ORTIZ COSTA
1299743024
FELIPE RIBEIRO PIANTA
3923770821
MARIA EDUARDA AMARAL
3900607278

CAMPO GRANDE MS, 23/04/2014.
INTRODUÇÃO

Para funcionar perfeitamente, os circuitos eletrônicos necessitam de correntes e tensão de polarizações adequadas. Por esse motivo, é necessário estudar o componente que possibilitará essa adequação, com os experimentos apresentados, pode-se notar que as associações de resistores em serie e em paralelo apresentam uma resistência equivalente (adequada) diferente, podendo assim conseguir qualquer resistência desejada.

RESISTORES

Em Resistores e Lei de Ohm analisamos as relações entre a diferença de potencial em um resistor e a corrente elétrica que flui por este, Assim como as relações entre a potência, a d.d.p e a resistência do material. Lembremos essas relações:

U = Ri Pot = Ui = Ri2 = U2R

onde:
U - representa a d.d.p i - a intensidade de corrente
R - a resistência elétrica do elemento
Pot - a potência associada a ele. Essas equações representam a relação entre a d.d.p e um único resistor conectado à essa fonte de tensão. Mas, normalmente, circuitos elétricos apresentam vários resistores conectados entre si através de uma rede. Por exemplo, podemos pensar na rede elétrica de uma residência, onde várias lâmpadas podem ser ligadas ou desligadas. Chamamos de associação de resistores o arranjo entre vários resistores conectados entre si.
Em qualquer associação de resistores, denomina-se resistor equivalente o resistor que faria o “mesmo papel” que a associação. Entende-se por resistência da associação a resistência do resistor equivalente. Por exemplo, na figura abaixo, queremos encontrar um único resistor (figura 1) que seja percorrido pela mesma corrente elétrica que o circuito com vários resistores (figura 2).

Relacionados