33203 130211 1 PB

1369 palavras 6 páginas
<:Bioquimica a seroiço da clinica por 9TIario <Bernd
:~iore.docênte de Quimica Çfisiologica da Çfaculdade de 9JTedicina de 9orto 'Alegre

Socio correspondente da Sociedade <Biologia de 9JTonteoidéu da
,,~sociaciôn <Bioquimica ~rgentina."

Coloides e soluções coloid·ais ela tradução pelo signatario, elo livrD
"Chemieal Physiology", de Halliburton, no prelo da Livraria do Globo.

Gomo exemplo de oloides podemos apresentar as proteinas e os polissacárides. Não travessam a membrana de nm dialisador. Separam-se das soluções, quando saturados de sal.
Sua soluções são opalescentes. Cristalizam com dificuldade extrema. Apresentam tendencia de formar geléa, promovendo, outrossim) osmotica muito' reduzida. A relevancia do estudo dos coloieles á natureza coloic1al de muitas substancias de real valor fisio·
Denomina-se coloide á substancia apresentRvel em duas condirespeetivamente chamadas sol e gel.. Diz-se que um coloicle se aclw em estado ele sol quando, é liquido. Emprega-se o termo gel quando é semelhante á geléa.
I~stes dois estados encontram bôa ilustração no caso da gelatina.
Na agua quente acha-se em estado de sol. Esfriando a solução, está em fase ge1. No exemplo da gelatina as duas fases on estados são facilment'C:' o que não se dá com todos os coloides.
Si o liquido da solução coloidal é a agua usam-se as palavras hidrosol e
Sendo o alcoo], os termos serão alcoolsol e alcoolgel.
Os coloic1es tambem com frequencia podem encontrar-se sob outra a de precipitado flocoso. Presenciamos isto quanc10 as proteinas fiofrem a dos saisou quando as albuminosas são aquec·jdas acima do ponto de coagulação. 11]m alguns casos, uma ação enzimatica pode ser a causa ela estrutural fisica (e possivelmente qnimída proteína. Dest 'arte torna-se esta insoluvel no liquido em que preexistia aparentemente dissolvidO' (vide" Coagulação elo sangue", pg...
"do leite", pg.... ).
Ha inumeras analogias entre os coloides organicos e inorganieos.
Asshn, varios metais, como o ouro, a prata e a

Relacionados