324430987421

2054 palavras 9 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
ENGENHARIA CIVIL
CIV6AN

FRANCISCO VINICIUS
HYAGO RIOS DA SILVA
NATTALE SILVA RIOS DE ARAÚJO

EXPANSÃO URBANA

FEIRA DE SANTANA-BA
2014

FRANCISCO VINICIUS
HYAGO RIOS DA SILVA
NATTALE SILVA RIOS DE ARAÚJO

EXPANSÃO URBANA
Causas e consequências

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina TID IV do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito parcial de avaliação, sob a orientação da Professora Claudia Valeria.

Feira de Santana-Ba
Março/ 2014

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, é possível observar um acelerado crescimento dos números de habitantes nos centros urbanos. Grande parte dessa expansão ocorre em função da migração. O aumento da população urbana implica na necessidade de novas moradias. Porém, as cidades nem sempre estão preparadas para receber um grande fluxo de pessoas.
Assim sendo, a expansão urbana, ocorre de forma desordenada, não proporcionando uma infraestrutura adequada, e desrespeitando os limites necessários para a garantia da qualidade do meio ambiente, invadindo áreas de preservação permanente, e aumentando os índices de desmatamentos de áreas verdes.
Esse crescimento desenfreado, também proporciona e intensifica os desastres ambientais tão frequentes atualmente, como os deslizamentos de terra, desmoronamentos, enchentes, dentre outros, afetando principalmente, grupos populacionais e espaços geográficos vulneráveis.
Esses incidentes ambientais acarretam em uma serie de problemas sociais e econômicos para a população, considerando que, além dos altos índices de mortes, proporciona o aumento de desigualdade social, devido ás perdas matérias frequentes, pois, normalmente os desastres afetam sempre as mesmas áreas.
Em Feira de Santana, a realidade não é muito distante do resto do país, com a presença do centro industrial e um comércio superaquecido, é comum quem pessoas de outros

Relacionados