32441356515

1154 palavras 5 páginas
O que é emissão acústica?
Grandes estruturas, também denominadas superestruturas, como equipamentos de movimentação e transporte de cargas, pontes rolantes, pontes rodoviárias e ferroviárias, guindastes e tantas outras estruturas compos-tas por grandes áreas, onde se faz necessário garantir integridade estrutural, represente um desafio significativo para a atividade de inspeção em serviço.

Estas estruturas podem estar submetidas a carregamentos cíclicos que podem gerar propagação de trincas por fadiga mecânica, partindo de regiões de concentração de tensões (derivadas da geometria), ou de descontinuidades geradas na fabricação. A prática usual é a inspeção por amostra-gem em áreas selecionadas destas estruturas, em função do histórico de falhas ou em regiões sujeitas às maiores solicitações mecânicas conforme mencionado acima.

A técnica de Emissão Acústica (EA) é um método de ensaio não destrutivo (END).

O princípio básico, no qual a técnica está fundamentada, é a detecção de ondas transientes geradas pelo processo de degradação do material. Esses sinais, ou ondas de tensão, são gerados quando o material é submetido a tensões mecânicas.

As duas principais contribuições da técnica de EA são a possibilidade de monitorar uma estrutura de forma global e não intrusiva e localizar regiões específicas na estrutura onde se encontram as anomalias como a presença de trincas. A vantagem de se efetuar uma inspeção global, de forma não intrusiva, representa um monitoramento completo de uma só vez sem interferência significativa na operação, evitando-se interrupções desnecessárias na produção.
A vantagem de localizar as regiões específicas, que apresentam indi-cações da presença de descontinui-dades, é que inspeções comple-mentares por outras técnicas de END podem ser direcionadas para essas regiões,

Relacionados