Sentdos remanescentes

481 palavras 2 páginas
Os sentidos remanescentes devem ser estimulados, desde o inicio, da percepção da deficiência visual,oque deve acontecer desde o inicio da atividade da criança até,os cinco anos de idade.É nessa fase que criança,começa a ter ciência de ser no mundo, devendo ser estimulada,pelos sentidos remanescentes que auxiliam e ajudam as crianças para a inserção delas,na sociedade.
Na família éque ocorre a primeira inclusão da criança, que precisa sentir que faz parte da família, através demonstrações afetivas, mostradas pelos cuidados atribuídos a ela.Sentindo essa relação agradável com a família, a criança confia e busca espaços que possam ajuda-la a superar sua deficiência e ampliar seu horizonte que se encontra na escola,um ambiente alfabetizador,que é a sala de aula.A criança sente se a vontade com o professor,que vai intermediando o conhecimento para ela através dos materiais pedagógicos que estimulam,o aluno,a pensar e se tornar um ser que pensa,critica se faz presente na sociedade em que vive.
A atividade motoras, permitem que a criança crie autonomia de fazer atividades sozinhas sem intermédio de outra pessoa como crianças normais,como brincar,andar trocar e colocar a roupa sozinha que são possibilitadas através da audição que são organizadas por intermédio de um orientador.Localizar o ambiente que está, diferenciando, a casa de outros lugares,como a escola,o parque. A audição que mostra e localiza os sons, escutar as orientações que são dadas por uma pessoa vidente (Professor).
O momento de preparação da comida também pode ser utilizado para o desenvolvimento dos sentidos de paladar e olfato. A cozinha é um lugar que pode ser usado como um lugar de degustação de sabores e cheiros, para aguçar o sentido do paladar.

A, Minha experiência, foi quando trabalhei como Professora, do Peb1(1 ao 4), e recebi uma aluna deficiente visual,e tive que ,pesquisar os modos de poder ajuda-la e comecei a fazer com que ela se interessa-se pela leitura e escrita

Relacionados

  • 1 Tec I Servicos Preliminares
    1220 palavras | 5 páginas
  • historia da psicologia
    220135 palavras | 881 páginas