322103780191

787 palavras 4 páginas
Nome: Flavio Placido da Paz de Jesus
RA: 2714101506 27/11/2014
Referências
http://www.superdownloads.com.br/download/31/vmware-player/ http://www.hugoazevedo.eti.br/doc/maquinas_virtuais.pdf Um breve histórico

O conceito de máquina virtual não é recente. Os primeiros passos na construção de ambientes de máquinas virtuais começaram na década de 1960, quando a IBM desenvolveu o sistema operacional experimental M44/44X. A partir dele, a IBM desenvolveu vários sistemas comerciais suportando virtualização, entre os quais o famoso OS/370[Goldberg, 1973, Goldberg and Mager, 1979]. A tendência dominante nos sistemas naquela época era fornecer a cada usuário um ambiente monousuário completo, com seu próprio sistema operacional e aplicações, completamente independente e desvinculado dos ambientes dos demais usuários.
Na década de 1970, os pesquisadores Popek & Goldberg formalizaram vários conceitos associados às máquinas virtuais, e definiram as condições necessárias para que uma plataforma de hardware suporte de forma eficiente a virtualização [Popek and Goldberg, 1974]; essas condições são discutidas em detalhe na Seção 2.1.
Nessa mesma época surgem as primeiras experiências concretas de utilização de máquinas virtuais para a execução de aplicações, com o ambiente UCSD p-System, no qual programas Pascal são compilados para execução sobre um hardware abstrato denominado P-Machine.
Na década de 1980, com a popularização de plataformas de hardware baratas como o PC, a virtualização perde importância. Afinal, era mais barato, simples e versátil fornecer um computador completo a cada usuário, que investir em sistemas de grande porte, caros e complexos. Além disso, o hardware do PC tinha desempenho modesto e não provia suporte adequado à virtualização, o que inibiu o uso de ambientes virtuais.
Com o aumento de desempenho e funcionalidades do hardware PC e o surgimento da linguagem Java, no início dos anos 90, o

Relacionados