3214653247583265

342 palavras 2 páginas
Aprender e Ensinar, Construir e Interagir.

Há algum tempo atrás, o professor era visto como um detentor do saber, porém com a nova autonomia da educação, o professor passou a ser um mediador, que ensina e aprende, utilizando-se do conhecimento dos seus alunos, dando uma aula dinâmica, aonde ambos, através da troca de conhecimentos e ideias, chegam juntos á um consenso. Consenso este onde professor e aluno obtém o conhecimento dentro de um contexto histórico e social, os quais interferem fatores de ordem cultural e psicológica.
E através de erros e acertos, chega-se a novos conhecimentos, de ordem individual e social, e por esse motivo se faz necessário a interação entre crianças e parceiros experientes, como professor e agentes educativos.
Cabe ao educador estabelecer relação entre o que se pretende conhecer, e as possibilidades de observação, reflexão e informação que o sujeito já possui.
A aprendizagem significativa implica que o aluno ouse, elabore hipóteses e experimente novos fatores; Nesse momento o emocional e o afetivo são de fundamental importância, pois se o aluno for bem, obtendo sucesso na aprendizagem, se sentirá capaz, caso contrário, ele terá medo e desinteresse.
Dentro do contexto escolar existem ainda outros fatores de influência educativa, às vezes até desconhecidas, mas de grande influência sobre a aprendizagem dos educandos. Dentre as conhecidas se faz de suma importância à organização e o funcionamento da unidade escolar. Seus valores implícitos e explícitos, os quais permeiam a relação entre escola e membros, influenciando de maneira significativa sobre o que e como os alunos aprendem.
Os alunos contam com o contexto escolar para a construção do conhecimento, porém hoje, não só com o contexto escolar, mas também, a família, a igreja e os amigos fazem parte desse processo.
O professor deve ter propostas claras sobre o que, quando e como ensinar, pois não é a aprendizagem que precisa se ajustar ao ensino, e sim, o ensino

Relacionados