31582 37038 Direitos Crianca Adolescent Idosos Gr Vuln Min Etnicas

789 palavras 4 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem:
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 01
Leia o artigo intitulado "Adolescência e Ato Infracional", disponível em nossa Midiateca e escreva, entre 10 a 15 linhas, uma breve reflexão sócio-jurídica sobre os fatores que influenciam os adolescentes à prática de atos infracionais. (2,5 pontos)
R: A fase da adolescência já é por si só a fase da rebeldia, pois a transição entre as fases infantil e adulta é bastante complexa para quem está vivendo esse momento. É uma fase de descobertas, porém um período onde os jovens ficam vulneráveis e sem entender bem sua própria existência no mundo. Nesse período ficam mais frágeis e podem ser influenciados pela “turma”, por ter a forte necessidade de ser aceito. Muitas vezes podem agir de forma inadequada, só para agradar aqueles que desejam seguir. Para isso podem acabar cometendo atos infracionais. É claro que outros fatores como, o contexto social, cultural, político e econômico em que está inserido o adolescente influenciam e muito na formação de sua identidade. Porém nessa fase de rebeldia, muitas vezes se perde ao buscar a realização de seus desejos, vontades. Ao se frustrar por não alcançar seus objetivos que podem se financeiros, emocionais etc., podem cometer atitudes que os levem à delinquência.
Questão 02
Responda entre 6 a 10 linhas, que mecanismos o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece para a viabilização da proteção integral das crianças e adolescentes? (2,5 pontos)
R: Os Conselhos de Direitos e Tutelares foram os dois mecanismos de exigibilidade dos direitos da criança e do adolescente incorporados aos estados brasileiros pelo

Relacionados

  • 31582 37038 Direitos Crianca Adolescent Idosos Gr Vuln Min Etnicas
    372 palavras | 2 páginas
  • 31582 37038 Direitos Crianca Adolescent Idosos Gr Vuln Min Etnicas
    1162 palavras | 5 páginas