UM OLHAR ANTROPOL GICO SOBRE A QUEST O DA POBREZA NO BRASIL

2362 palavras 10 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO nome do curso

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO
A Antropologia é uma ciência que estuda as dimensões biológicas, sociais e culturais do homem e a maneira como esses fatores interagem na construção da diversidade humana. A pobreza e a exclusão social, como fatores que interferem na unidade humana, podem ser considerados também objetos de estudo da Antropologia.
Historicamente, as enormes desigualdades sociais, econômicas e culturais expressam uma das características mais marcantes do país. Em anos recentes, percebe-se um crescimento da consciência da sociedade e do governo quanto à necessidade de reverter-se essa condição, criando-se mecanismos de participação e controle social, programas, projetos e ações que indicam um movimento de transformações positivas.
É importante ressaltar que, apesar de mudanças positivas vivenciadas pelo país na área social, as melhoras ainda são insuficientes para promover a grande transformação de que o país necessita. A pobreza não é relacionada somente à falta de recursos, mas engloba diversos elementos como a desigualdade na distribuição de renda, a vulnerabilidade, a exclusão social, a violência, a discriminação, a ausência de dignidade
A pobreza neste trabalho será analisada com base em dois fatores determinantes: a escassez de recursos e a distribuição dos recursos agregados. Buscar-se-á demonstrar que o Brasil, apesar de dispor de um enorme contingente de sua população abaixo da linha de pobreza, não pode ser considerado um país pobre, e a origem dessa pobreza não reside na escassez, mas sim na má distribuição dos recursos, gerando também um grave contexto de exclusão social no país.
É preciso instrumentalizar a educação, a cultura, a ciência e a comunicação para promover ações para a redução da pobreza e elevar os índices

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Rubens alves-oque é religião
    68536 palavras | 275 páginas
  • O que é religião?
    69408 palavras | 278 páginas