315541570116

557 palavras 3 páginas
A expressão macro ambiente (também chamado envolvente contextual) designa um conjunto de variáveis contextuais não controladas pela empresa mais que afetam o seu desempenho e influenciam as suas estratégias e o seu processo decisório. Fazem parte do macro ambiente variáveis como o contexto: Econômico, Ambiente Natural, Tecnológico, etc.
Econômico: inclui variáveis como o crescimento da economia, a taxa de inflação, a taxa de desemprego, as taxas de cambio, a evolução do consumo privado, a taxa de poupança, entre outros.
Tecnológico: inclui todas as inovações tecnológicas quer ao nível do produto, quer do processo, a legislação sobre proteção de patentes, incentivos à investigação e desenvolvimento, etc.
Ambiente Natural: Configuradas por variáveis como disponibilidade de recursos naturais, clima, custo de matéria-prima e outras variáveis associadas às condições naturais, não consistem em um fator relevante para análise estratégica da organização.
Análise desses aspectos:
Identificação das ameaças e/ ou oportunidades;
Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra dos consumidores, tornando o ambiente econômico em um fator de oportunidades. A Indústria FUN deve analisar o ambiente econômico que afeta o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

Pontos fortes necessários ao aproveitamento das oportunidades ou neutralização das ameaças:
Deve sempre estar atento as principais tendências e hábitos de gastos dos consumidores no mercado, tanto regional como mundial.

Identificação das ameaças e/ ou oportunidades;
Tecnológico e suas oportunidades e ameaças: O ambiente tecnológico é talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A tecnologia nos proporciona maravilhas, como remédios, recursos médicos (Cirurgias, tratamentos, etc), computadores, acesso a informações em tempo real, mas também ameaças como armamento militares, capazes de destruir um país inteiro. Produtos variados que facilitam nossas vidas como

Relacionados