31429 36936 31429 36936 InovacaoMicroPequenasEmpresasv1

1328 palavras 6 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Inovação em Micro Pequenas Empresas
Curso: TECNICO EM PROCESSO GERENCIAIS
Professor: Osny Taborda Ribas Jr.
Nome do aluno: Izabela Maria Pereira da Silva
Data: 24/03/2015

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Brasileiros usam inovação para vencer concorrência chinesa
Pequenos negócios que participam da Couromoda mostram como se destacar no mercado
O proprietário e diretor da CS Acessórios, Cesar Trucolo, de Bento Gonçalves (RS), resolveu adotar o caminho inverso de empresários brasileiros que encerram sua linha de produção para comprar produtos na China. O empresário se tornou um ex-importador de artigos de couro chineses. Ele iniciou há 90 dias a produção de pastas, cintos e carteiras com a marca Verdi e participa pela primeira vez da Couromoda, em São Paulo, com o novo negócio.
Micro e pequenas empresas do Brasil têm apostado na inovação, agilidade e flexibilidade como diferencial frente à concorrência chinesa, que disputa o mercado global com fabricação em larga escala e preços baixos. Para Trucolo, a estratégia é investir em produtos com design diferenciado e acabamento de alta qualidade, superior ao que ele encontrava nos produtos asiáticos. “O nosso objetivo é atingir o mercado private. Se quisesse continuar no segmento popular, baseado principalmente no preço, permaneceria a importar da China”, afirma. Hoje, a CS Acessórios emprega 30 funcionários.
A indústria brasileira de couro e calçados ainda é fortemente baseada na produção dos pequenos negócios, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Ele ressalta os investimentos realizados pela instituição para capacitar os pequenos negócios do setor. “No ano passado, o Sebrae atendeu a 5.582

Relacionados