Projeto de Intervencao Erica 3
RESGATE DA AUTOHISTORIA ATRAVÉS DA MÍDIA IMPRESSA, NO TRABALHO COM GRUPO DE IDOSOS NO ESPAÇO CIDADANIA (CRAS), EM CARATINGA-MG
Projeto de Intervenção apresentada à disciplina Metodologia de Pesquisa e TCC, do curso de Mídias na Educação, do CEAD-UFOP, ministrada pela Profª. Magna Campos.
Polo: UAB Caratinga
Matrícula: 2014.10623
Caratinga
Abril
1. Unidade educacional
Esta pesquisa será desenvolvida no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) 1, na unidade conhecida como Espaço Cidadania (EC2), no distrito de Dom Modesto, em Caratinga-MG.
O CRAS, porta de entrada da Política de Assistência Social, desenvolve ações de prevenção aos fatores de risco social buscando através de sua prática fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promovendo atividades lúdico-recreativas, reflexivas, por meio encontros semanais com crianças, adolescentes e idosos através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Assim o EC caracteriza-se como ponto de referência nos distritos do município, local este em que é ofertado o SCFV.
2. Tema e delimitação
Intervenção com grupos de idosos no Espaço Cidadania (CRAS), do Distrito de Dom Modesto, município de Caratinga, no ano de 2015, desenvolvendo atividades com a mídia impressa, tendo como base teórica a Educomunicação.
3. Contextualização e caracterização da unidade educacional
O Projeto Espaço Cidadania (EC) caracteriza-se como um equipamento extensivo dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), voltado a prática de ações as famílias e indivíduos moradores das comunidades distritais do município de Caratinga. Em geral, o público atendido permeia situações de vulnerabilidade social. Estas costumam estar relacionadas hodiernamente com: drogas, criminalidade, fragilização dos vínculos familiares, violência doméstica e pouco acesso à renda; entre outros fatores.
Este projeto tem como intuito desenvolver atividades laborativas que