3° etapa da atps de alfabrtização e letramento

541 palavras 3 páginas
TRABALHANDO COM TEXTOS NA ALFABETIZAÇAO

Na perspectiva de que é preciso “alfabetizar letrando”, garantindo desde o início do processo de alfabetização a participação das crianças em práticas de leitura e produção de textos reais e significativos.Precisamos que elas conheçam variações de tipos de textos para que aprendam a identificar as suas formas e funções. Para isso, devemos dar a estas crianças a oportunidade de interação com uma grande variedade de escritos sociais, de textos impressos e orais.
É fundamental trabalharmos com textos conhecidos de memória pelos alunos, pois, assim como nós, eles podem fazer antecipações e inferências, ou seja, interagir em sala de aula.A realização do trabalho pedagógico com textos na alfabetização favorece o estabelecimento de correspondência entre o escrito e o falado,além de despertar a curiosidade, provocar inquietações, levantar questionamentos,estimula também o prazer pela leitura e o interesse no processo de ensino-aprendizagem.
A leitura também é muito importante, tanto na alfabetização como na produção de textos, pois, através do ato de ler o aluno pode compreender, interpretar, sendo capaz de criticar, de ser um cidadão pleno, através do que a leitura possibilita a esse sujeito.Podemos dizer que a leitura é importante para um melhor desenvolvimento da escrita, porque o aluno estando em proximidade com textos bem redigidos, começará a assimilar os componentes que devem constar na elaboração de um texto. Entre esses componentes, encontramos por exemplo a coesão e a coerência textual.

Segundo Oliveira (2007, p. 195) “a coesão pode ser definida como um conjunto de estratégias de sequencialização responsável pelas ligações lingüísticas relevantes entre os constituintes articulados no texto”
.Ainda segundo a autora coerência textual:

diz respeito à construção do sentido textual, seja na perspectiva da produção pelo locutor, seja na recepção da codificação lingüística pelo interlocutor. A

Relacionados