3 BI Mat Ria Arcadismo

6131 palavras 25 páginas
LÍNGUA PORTUGUESA

1ª Série − Ensino Médio
3º Bimestre

Poesia do arcadismo / artigo enciclopédico
O enfoque didático-pedagógico para os temas do 3º bimestre propõe a articulação do contexto histórico-cultural setecentista do Arcadismo à abordagem do gênero discursivo Artigo Enciclopédico. Nesta perspectiva, a relação entre o gênero literário
Poesia e o não literário Artigo Enciclopédico, como norteadores da abordagem conteudística do bimestre, é explicitada pela correspondência entre os desdobramentos culturais do século XVIII e a definição das especificidades tipológicas e de circulação social do texto enciclopédico.
O impulso das descobertas científicas voltadas à compreensão e explicação racional dos fenômenos naturais influencia a redefinição dos padrões de organização social e de produção cultural, culminando na elaboração da Enciclopédia francesa de Diderot e D’Alambert como projeto de sistematização e descrição objetiva do conhecimento produzido à época. Assim, o predomínio da ciência, da razão e da verdade, como eixos estruturadores do pensamento setecentista, definem o Iluminismo, enquanto tendência filosófico-científica direcionada ao experimentalismo na busca pelo conhecimento de tipo enciclopédico.
Através do estudo das transições histórico-culturais do século XVIII objetiva-se subsidiar a compreensão das influências do Iluminsimo — assentado nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade — para a definição do projeto literário do Arcadismo, expressa em tendências como o bucolismo, enquanto valorização da simplicidade da vida campestre, propícia à divulgação dos ideais de justiça e de igualdade; a imitação de aspectos do classicismo greco-romano e o resgate de paradigmas estéticos e da mentalidade antropocêntrica do Renascentismo, que o faz ser também denominado por Neoclassicismo.

Tema
Poesia do arcadismo
Neste bimestre, o foco de trabalho com o tema Poesia do Arcadismo orienta-se para a identificação das principais tendências estético-ideológicas

Relacionados

  • Afranio Coutinho A Literatura No Brasil 02
    152319 palavras | 610 páginas
  • Manual FUVEST 2014
    119253 palavras | 478 páginas
  • Platão e a ética
    119253 palavras | 478 páginas