QUEST ES REVIS O 1 BIMESTRE 2015

2151 palavras 9 páginas
ESTRUTURA CELULAR
A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
No corpo de um ser humano adulto existem aproximadamente 65 trilhões de células. Em geral, elas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu, por isso faz-se necessário o uso de equipamentos como os microscópios.
As células, que formam o organismo da maioria dos seres vivos, apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo.
Células Procariotas e Eucariotas
Observe as figuras a seguir:

Fonte: LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje - 1. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013.

É possível perceber que a bactéria é formada por uma célula bem mais simples do que a animal e a vegetal.
A célula da bactéria é uma célula procariota ou procariótica: o material genético (DNA) não está envolvido por uma membrana, não há um núcleo individualizado e separado do citoplasma; o DNA está mergulhado em uma espécie de gelatina, formada por água e várias substâncias dissolvidas. No citoplasma encontramos também os ribossomos, organelas responsáveis pela síntese de proteínas.
Todo esse conjunto é envolvido pela membrana plasmática, formada por lipídios e proteínas. Envolvendo essa membrana existe um

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • Trabalho Cris Concertar
    31403 palavras | 126 páginas