2Vestido Viral Revela Complexidade Da Percepc A O Das Cores Pelo Ce Rebro Humano PU BLICO

1453 palavras 6 páginas
"Vestido viral” revela complexidade da percepção das cores pelo cérebro humano
ANA GERSCHENFELD

15/05/2015 - 08:30

O caso da foto de uma peça de roupa que há uns meses provocou um “cisma” mundial nas redes sociais – dividindo leigos, celebridades e especialistas – foi agora esmiuçado numa revista científica.

A foto do vestido publicada nas redes sociais CORTESIA DE CECILIA BLEASDALE
1 / 2

Esta quinta-feira, a revista Current Biology publica três estudos, realizados por neurocientistas e psicólogos, que identificam a razão mais provável pela qual há quem veja The Dress – o vestido às riscas que se tornou viral na Web em Fevereiro – de cor preta e azul e quem o veja branco e dourado.
Já agora, o vestido é mesmo preto e azul (mais precisamente, azul eléctrico com aplicações de renda preta), como se pode ver na loja online
(http://www.romanoriginals.co.uk/invt/70931?colour=Royal-Blue) da empresa britânica Roman Originals. Mas quando olhamos para a fotografia dele que foi inicialmente publicada na rede social Tumblr, nem todos vemos essas cores. Porém, ficamos absolutamente convencidos de estar a ver as cores reais – o que explica sem dúvida a acesa controvérsia mundial a que o vestido deu origem há uns meses.

Tudo começou quando uma britânica, cuja filha ia casar, enviou por telemóvel à futura noiva uma foto do vestido que tencionava vestir na festa. Como explicava o tablóide britânico Daily Mail a 27 de Fevereiro, a “discórdia” surgiu logo ali, quando a noiva mostrou a foto do vestido ao noivo e eles não se conseguiram pôr de acordo sobre as cores da peça.
A noiva mostrou então a foto a uma amiga, que por sua vez a mostrou a um grupo de amigos, que ficaram igualmente divididos. E foi assim que o vestido chegou às redes sociais: como um pedido de ajuda desse grupo de amigos para resolver o diferendo. A explosão mediática que se seguiu já fez história.
Desde o início, houve explicações por parte de cientistas e médicos que iam desde problemas na retina dos que

Relacionados