2Pentateuco

4994 palavras 20 páginas
Curso Livre em Teologia

PENTATEUCO

Rio de Janeiro, 11 Fevereiro de 2015.

“
PROLEGÔMENOS

A priori, a Bíblia compõe-se de duas partes inseparáveis, que são o Velho Testamento e Novo Testamento, onde um completa o outro.
No que concerne velho e novo testamentos, academicamente, denomina-se primeiro e segundo testamentos aos escritos bíblicos. Sendo assim, primeiro e segundo testamentos é a melhor nomenclatura a ser usada.
A Bíblia foi escrita num período de 1500 anos, por uns 40 autores, contêm 66 livros, 1.189 capítulos, 31.278 versículos e cerca de 3 milhões de letras.
A língua original do Antigo Testamento é o hebraico, com ligeira exceção de Esdras 4:8; 8.18; 7.12-26; Jr. 10.11 e Dn 2.4-7, escritos em aramaico.
Três séculos antes de Cristo, o AT foi traduzido para o grego em Alexandria, autorizado pelos 70 juízes ou príncipes do sinédrio (versão dos LXX), aproximadamente no ano de 275 a.C. foi esta versão que dividiu e situou os livros por assuntos, como temos hoje. Lei, História, poesia e Profecia.
Três considerações são de extrema importância, a saber:
A primeira é que a língua hebraica é chamada no AT de “língua de Canaã” - Is 19.18 e “Língua Judaica” – Is 36.13; 2 Rs 18.26, 2;
A segunda é que o hebraico é lido e escrito da direita para a esquerda, e o alfabeto é composto de 22 letras;
A terceira é que, o hebraico é uma língua que excede a todas na simplicidade e nobreza de suas formas. Era escrita apenas com as consoantes; é como escrevem hoje os taquígrafos, por isso, é uma língua que obriga o leitor a pensar e ir interpretando o texto, penetrando bem o seu sentido, pois, por exemplo, três consoantes com vogais diversas, antes, no meio e depois delas, significam as coisas mais diversas.
Por fim é que, os escritos da Bíblia não eram divididos em capítulos e versículos, até porque essa divisão em capítulos só veio acontecer no ano 1250 a.D, pelo Cardeal Hugo de Sacto Caro, monge

Relacionados