294848755

Páginas: 8 (1968 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
A Literatura Infantil, no processo escolar é de suma importância para a criança e para o seu desenvolvimento cognitivo, estimula na criança a imaginação e intuição dedutiva, desenvolvendo criatividade, autonomia, destreza, para execução de algumas atividades, estimulando a criança a se inserir no mundo real, pois a partir do século XVI e XVII gerou um controle do desenvolvimento intelectual dacriança e a manipulação de suas emoções com diversas mudanças decorrentes de fatores nos quais as crianças passaram a serem sujeitos de direitos, sendo que a literatura e a escola são convocadas a cumprir essa missão, a partir dessa época começam a produzir livros.
A contribuição da literatura na formação cognitiva das crianças desenvolverá o estímulo da leitura em sala de aula, e fará dela um sercrítico e seu desenvolvimento ressaltará aspectos positivos para o intelectual da mesma.
Sendo assim, o professor agregará conhecimentos aos alunos, transmitindo-lhes conteúdos realmente relevantes, contribuindo de alguma maneira para o conhecimento e envolvimento dos leitores. Sabemos que de fato a leitura é fundamental para agirmos socialmente como indivíduos, buscando conhecimentos através damesma. Se desejarmos ler da melhor forma possível, é preciso ser leitores ativos, pois o resultado que poderemos obter como leitores é um aprender cognitivo de grande importância.
A leitura nos proporciona ensinamentos sobre o mundo e sobre nós mesmos, nos tornando de fato sábios, e para tanto ler e compreender exige determinação.
A relação da criança com o aprendizado da leitura, com certezafacilitará suas atividades.
Atualmente a literatura infantil não tem só este objetivo, hoje também é usada para propiciar uma nova visão da realidade, diversão e lazer.
Quanto à metodologia, o professor deveria saber conectar o plano do maravilhoso das histórias ao plano das relações humanas da vida real: desse modo a criança iria “assimilando noções de comportamento humano, de conhecimentosvários; adquirindo o senso da reflexão que é o mais importante, formando uma tábua de valores.

Era uma vez, há muito tempo, um rei e uma rainha jovens, poderosos e ricos, mas pouco felizes, porque não tinham concretizado maior sonho deles: terem filhos.
— Se pudéssemos ter um filho! — suspirava o rei.
— E se Deus quisesse, que nascesse uma menina! —animava-se a rainha.
— E por que não gêmeos? —acrescentava o rei.
Mas os filhos não chegavam, e o casal real ficava cada vez mais triste. Não se alegravam nem com os bailes da corte, nem com as caçadas, nem com os gracejos dos bufões, e em todo o castelo reinava uma grande melancolia.
Mas, numa tarde de verão, a rainha foi banhar-se no riacho que passava no fundo do parque real. E, de repente, pulou para fora da água uma rãzinha.
—Majestade, não fique triste, o seu desejo se realizará logo: Antes que passe um ano a senhora dará à luz uma menina.
E a profecia da rã se concretizou, e meses depois a rainha deu a luz a uma linda menina.
O rei, que estava tão feliz, deu uma grande festa de batizado para a pequena princesa que se chamava Aurora.
Convidou uma multidão de súditos: parentes, amigos, nobres do reino e, como convidadas dehonra, as treze fadas que viviam nos confins do reino. Mas, quando os mensageiros iam saindo com os convites, o camareiro-mor correu até o rei, preocupadíssimo.
— Majestade, as fadas são treze, e nós só temos doze pratos de ouro. O que faremos? A fada que tiver de comer no prato de prata, como os outros convidados, poderá se ofender. E uma fada ofendida… 
O rei refletiu longamente e decidiu:
—Não convidaremos a décima terceira fada — disse, resoluto. — Talvez nem saiba que nasceu a nossa filha e que daremos uma festa. Assim, não teremos complicações.
Partiram somente doze mensageiros, com convites para doze fadas, conforme o rei resolvera.
No dia da festa, cada uma das fadas chegou perto do berço em que dormia a princesa Aurora e ofereceu à recém-nascida um presente maravilhoso....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!