Professora

Páginas: 3 (510 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
Fichamento
Memória coletiva e sincretismo cientifico

Tomemos como objetivo de estudo os teóricos que são considerados, os percussores das ciências sociais no Brasil, como Silvio Romero, NinaRodrigues e Euclides da Cunha. Silvio Romero é responsável pela lista das teorias que teriam contribuído para a superação do pensamento romântico. Esses precursores se dedicaram ao estudo concreto dasociedade brasileira, seja analisando suas manifestações literárias, seja considerando as tradições africanas ou movimentos messiânicos.
Aceitar as teorias evolucionistas implicava analisar-se aevolução brasileira sob as luzes das interpretações de uma história natural da humanidade; o estágio civilizatório do país se encontrava assim de imediato definido como inferior em relação a etapa alcançadapelos países europeus.
O dilema dos intelectuais desta época é compreender a defasagem entre teoria e realidade. O pensamento brasileiro da época vai encontrar tais argumentos em duas noçõesparticulares: o meio e a raça, que fundamentaram o solo epistemológico dos intelectuais brasileiros de fins do séc. XIX e inicio do séc. XX
Na realidade, meio e raça se constituíam em categorias doconhecimento que definiam o quadro interpretativo da realidade brasileira.
Quando se afirma que o Brasil não pode ser mais uma cópia da metrópole, está subentendido que a particularidade nacional se revelaatravés do meio e da raça. A problemática racial é mais abrangente; Silvio Romero chega a considera-la mais importante que a do meio.
O romantismo de Gonçalves Dias e José de Alencar se preocupa emfabricar um modelo de índio civilizado despido, de suas características reais, do que apreende-lo em sua concretude.
Por outro lado, nada se tem a respeito das populações africanas; o períodoescravocrata é um longo silêncio sobre as etnias negras. A absorção incompleta de elementos católicos pelos cultos afro-brasileiros demonstra, para o autor, uma incapacidade de assimilação da população negra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professora
  • professora
  • PROFESSORA
  • Professora
  • Professora
  • professora
  • Professora
  • Professora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!