285240360167

1607 palavras 7 páginas
ATPS DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

1- O que é cultura?

Cultura tem origem do latim colere e significa cultivar. É todo conhecimento que o indivíduo traz que foi socialmente transmitido; seja através das obras, do idioma, da crença, da música, da dança, entre outros fatores que acabam influenciando na maneira de viver. Como por exemplo, no Brasil o samba faz parte da nossa cultura e com isso mostra como o nosso povo é alegre, apesar de tudo. É de suma importância temos em mente que nenhuma cultura é superior, cada uma tem suas especificidades a traz consigo suas riquezas, sem distinção de cor, raça ou credo.

2-Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme? A manifestação cultural contida no filme foi sem dúvida a maneira de agir do BOPE, a forma violenta de como abordavam os meliantes e suspeitos.
O que foi observado que era habitual da corporação subjugar o ser humano, torturar e até ceifar vidas. Como se não existisse leis para serem aplicadas. O Capitão Nascimento sabia como manipular e influenciar através de atitudes seus subordinados. Porque um dia o próprio foi influenciado, a ele foi ensinado estratégias de guerras e a matar.
Uma cena do filme que é bem impactante é quando ele fala sobre a corporação: "Homem de farda preta entra na favela para matar não é para morrer".
O ponto crucial que foi analisado foi à forma instintiva como o BOPE agia; pois eles sabiam que trabalhavam sobre pressão tanto do Estado como por parte dos traficantes; que por sinal estavam muito bem armados e organizados.
O Capitão Nascimento cita em alguns momentos do filme, que o fato de seu batalhão ser surpreendido pelos criminosos o assustava; pois a maioria tinha família. Essa é a forma de defesa que o BOPE encontrou para combater o tráfico, atacando. Outra manifestação cultural observada no filme foram os bailes funks, que é uma forma de entretenimento dos moradores das comunidades que não tem acesso a outro tipo de lazer. Vale

Relacionados